A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 01 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

Iberon JMen - o cavalo olímpico

Hoje falo do ícone Iberon JMen, cavalo excepcional que representou o Brasil em duas Olimpíadas

Edgard Brito

12/01/2022 às 12:58  atualizado em 19/04/2022 às 13:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O cavalo olímpico

O cavalo olímpico | / Divulgação

Manifestamos admiração por pessoas públicas: artistas, esportistas, políticos que se tornam ídolos sendo aclamados pela mídia. Isso ocorre também com animais que se perpetuam pela ótica da sétima arte, como é o caso do Rin tin tin, cão o Lobo, vigilante rodoviário, Lessie, Mister M, dentre vários que conquistaram a simpatia da população.

Continua depois da publicidade

Hoje falo de outro ícone, o Iberon JMen, cavalo excepcional que representou o Brasil em duas Olimpíadas: a do Brasil e recentemente a olimpíada do Japão, na categoria CCE (Concurso Completo de Equitação). Categoria mais completa de todas para cavalos de salto, pois cavalo e cavaleiro transpõem obstáculos com variados graus de dificuldade, reunindo, assim, provas de adestramento, cross-country e salto.

Aclamado por todos os brasileiros do setor, o Iberon JMen, cavalo castanho da raça BH (Brasileiro de Hipismo), nascido em 14/10/2002 no haras Agromen, interior de São Paulo, de propriedade de Marcio Appel Cheuiche (cavaleiro e condutor), foi mantido em 2016 na Inglaterra pela proximidade da elite do esporte na Europa, pois a classificação olímpica é feita fora do Brasil. Com isso Apple foi listado entre os 100 melhores cavaleiros do ranking mundial.

Com conhecimento e experiência, Appel atingiu seu objetivo inicial ao terminar em sétimo lugar na competição por equipes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 montando Iberon JMen. Contribuiu para a equipe brasileira em várias ocasiões: nos EUA em 2018, em Lima no Peru em 2019, conquista do Campeonato Brasileiro em 2019, entre outros títulos. Muita emoção nas Olimpíadas de Tóquio quando se anunciou a aposentadoria de Iberon JMen das competições de elite, pois tinha idade acima do normal pra cavalo de competição deste nível.

Continua depois da publicidade

Hoje ele desfruta da paz e do bom trato que o Haras Estrela Guia oferece, situado em Sorocaba/SP, de propriedade da veterinária Ana Carolina do Amaral, local maravilhoso e muito procurado por proprietários de animais com idade mais avançada.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados