Publicidade

X

Pauta da semana

Nely Rossany

OPINIÃO

Educação pede socorro

Submetidos ao isolamento social e jogados de uma hora para a outra no mundo das aulas on-line, os estudantes perderam a perspectiva de terem um ano letivo produtivo

Bruno Hoffmann

Publicado em 17/07/2020 às 19:39

Atualizado em 17/07/2020 às 19:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Movimentação em sala de aula de escola em São Paulo / Sérgio Andrade/Governo do Estado de SP

Um dos principais (e terríveis) legados que a pandemia vai deixar quando passar será esse abismo na educação de milhões de jovens brasileiros em idade escolar.

Se sob o comando de Abraham Weintraub o Ministério da Educação já era um desastre, agora em meio a uma pandemia e frente a uma nova troca de comando, a quarta, o Brasil pode ter consequências drásticas na educação de uma geração inteira.

Submetidos ao isolamento social e jogados de uma hora para a outra no mundo das aulas on-line, os estudantes perderam a perspectiva de terem um ano letivo produtivo. Alunos, professores, escolas e governo, ninguém estava preparado para a educação a distância.

Em meio a uma emergência sanitária, o que era para ser planejamento virou improviso, e foi feito o que deu para ser feito. O resultado é que se estima que cerca de metade dos estudantes não volte à escola no retorno das aulas presenciais.

Fora a evasão escolar, essa pausa forçada terá outras consequências irreparáveis. Somente no estado de São Paulo são 3,5 milhões de estudantes na rede pública. Desses, 47% nunca acessaram o portal do governo criado para as aulas on-line durante a pandemia. Ou seja, parte daqueles que voltarem para a sala de aula em setembro não conseguirá alcançar o colega que tinha acesso à internet e que, pelo menos, manteve um ritmo de estudo.

Esses quase seis meses significam um precioso tempo perdido na vida acadêmica e formação desses jovens, principalmente, os que estão prestes a escolher uma profissão para ingressar no mercado de trabalho. A pressão pelo adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano não foi o suficiente para convencer o Ministério da Educação, que manteve a data em janeiro em vez de maio, como enquete com os estudantes mostrou que seria o ideal.

Não há como compensar todo o prejuízo a esses alunos, principalmente os de escola pública. A alfabetização, o aprendizado, o desenvolvimento, assim como o futuro, o trabalho e a carreira, já estão comprometidos. O que resta agora é contar com que o Ministério da Educação trace estratégias educacionais para diminuir os danos, não se preocupar com "kits gay", ataque às universidades públicas e outras polêmicas vazias e desgastantes que tanto tomaram conta das redes sociais nos últimos anos. A educação precisa de socorro e isso até o presidente Bolsonaro assumiu. É evidente e urgente.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REPRESA BILLINGS

Aquático SP: Nunes diz desconhecer teor da decisão contra ônibus aquático

Após decisão da justiça de proibir transporte aquático pela represa Billings, prefeitura disse desconhecer teor da decisão e defendeu o meio de transporte

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter