Entre em nosso grupo
2
O problema, Paulo Guedes, é que o País vive uma crise econômica, uma crise política e está prestes a viver a maior crise hídrica dos últimos 90 anos
27/08/2021 às 13:56 atualizado em 27/06/2023 às 12:25
Continua depois da publicidade
Paulo Guedes | /Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro Paulo Guedes, guru da economia do governo Bolsonaro e escolhido como salvador da pátria dos empresários e defensores do liberalismo, parece saber pouco ou quase nada do país onde mora e trabalha. Sabe pouco, ou ignora, o que é pior.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, em uma empreitada contra a maioria dos brasileiros, Guedes declarou: “Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”. A fala daquele que era a esperança de novos rumos econômicos para o Brasil caiu como um punhal no peito do trabalhador que não tem condições de arcar com nenhum custo a mais dentro de casa e que está literalmente lutando para sobreviver.
O problema é que milhões de brasileiros estão passando fome. São 14 milhões de desempregados e aqueles que estão empregados recebem um salário que não sustenta a família. A matemática é uma ciência exata e no Brasil de hoje um salário mínimo não compra sequer uma cesta básica.
Quanto ao aumento da conta de luz, que o ministro disse "e daí" e o presidente aconselhou a todos apagarem um "ponto de luz de suas casas", o governo, esse e os anteriores, já sabiam que a nossa dependência das hidrelétricas é uma bomba relógio. Passou da hora de investirmos em outros recursos como as termelétricas, por exemplo, além de gerir melhor o sistema atual.
Continua depois da publicidade
Não adianta somente culpar São Pedro. Os períodos chuvosos são curtos e a estiagem cada vez mais prolongada. A alteração climática é a pauta atual no mundo inteiro e o Brasil precisa estar consciente e implementar medidas urgentes para garantir o abastecimento de água e energia para a população.
O país vive uma crise econômica, uma crise política e está prestes a viver a maior crise hídrica dos últimos 90 anos com risco de desabastecimento e até apagão. E enquanto isso, o presidente da República luta pelo voto impresso e pelo armamento da população. Gestão, administração, responsabilidade é tudo o que o Brasil precisa e tudo que a gestão Bolsonaro não mostra ter.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade