últimas notícias

Nilson Regalado

Se o peixe for importado, a empresa pode até perder a habilitação para comercialização do produto
Se o peixe for importado, a empresa pode até perder a habilitação para comercialização do produto
Foto: Alexander Raths

Salmão e bacalhau estão na mira de fiscais federais

Cerca de 100 fiscais do MAPA vão percorrer o País para coletar amostras de peixes que serão submetidas a análises de DNA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de deflagrar a Operação Semana Santa 2020, que pretende combater fraudes contra o consumidor. O principal foco é o comércio de pescado. Cerca de 100 fiscais do MAPA vão percorrer o País para coletar amostras de peixes que serão submetidas a análises de DNA. Dentre as espécies mais visadas estão o bacalhau e o salmão, substituídas por outras de menor valor por atacadistas, comerciantes e importadores, o que caracteriza a fraude econômica.

Nesta primeira semana do mês, os fiscais estiveram em estabelecimentos de 18 estados e no Distrito Federal. Mas, os resultados das amostras coletadas só serão conhecidos em abril, pouco antes da Semana Santa.

Se for identificada a irregularidade, o fornecedor será autuado e o pescado apreendido como medida cautelar com aplicação de multas. Se o peixe for importado, a empresa pode até perder a habilitação para comercialização do produto. Em 2015, primeiro ano de realização da Operação Semana Santa, as amostras apresentaram 23% de adulterações. Em 2019, esse índice caiu para 6%.

Tá ‘tudo ok’.
Os preços das carnes fecharam o mês de fevereiro em alta. Segundo o portal CarneTec Brasil, a carcaça suína subiu 8,15% no atacado da Grande SP. O frango congelado teve alta de 3,35% e o frango resfriado de 9,84%. Já a carcaça bovina fechou o mês valendo 24% a mais do que em fevereiro de 2019.

Tu ganha em dólar?
A crescente transformação de milho em etanol, o aumento na exportação de frango e a escalada do dólar fizeram o preço do milho disparar no interior de SP. Segundo a Scot Consultoria, a saca de 60 kg do cereal já está valendo 32,6% a mais do que no mesmo período de 2019. E isso impacta o preço de alimentos, das carnes e das rações para o seu animal doméstico...

Círculo polar guarda...
A estatal Embrapa enviou neste início de ano uma nova remessa de material genético genuinamente brasileiro para o Banco Mundial de Sementes, na Noruega. Foram enviadas amostras de arroz, milho, cebola e de 132 pimentas. O lote também incluiu sementes de 68 cucurbitáceas, família de plantas rasteiras que dá origem às abóboras e aos pepinos, entre outros frutos.

...salvação da humanidade.
O Banco Mundial de Sementes foi projetado para resistir a catástrofes e fica dentro de uma montanha, em um arquipélago do Círculo Polar Ártico. O objetivo desse grande armazém genético é garantir que a humanidade possa retomar a produção de alimentos em caso de calamidades climáticas ou até explosões nucleares. As remessas de sementes são feitas todos os anos por diversas nações.

Filosofia do campo:
"O Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia". Fernando Pessoa (1888-1935), jornalista e escritor português.

Comentários

Tops da Gazeta