últimas notícias
Repórter da Terra
Por Nilson Regalado - Colaborador
[email protected]
Grãos de café
Grãos de café

Café das montanhas do Espírito Santo é eleito o melhor do mundo

As notícias do campo por Nilson Regalado

Um café produzido por um jovem de apenas 20 anos em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, foi eleito o melhor da safra 2020 no Cup of Excellence – Brazil 2020. O grão recebeu nota 90,03 no concurso, que é considerado o principal do mundo. Com nota 89,71, o segundo colocado foi um grão colhido em Cambuquira, cidade localizada no Circuito das Águas Minerais do Sul de Minas Gerais. No total, foram avaliadas mais de 600 amostras de 11 variedades distintas, cultivadas em 22 municípios espalhados por seis tradicionais regiões produtoras.

Após a primeira seleção, restaram 30 cafés especiais colhidos nas Matas de Minas, Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada Diamantina (Bahia), Mantiqueira de Minas e Montanhas do Espírito Santo. Os 30 vencedores do Cup of Excellence participarão de um leilão internacional, via internet, em 10 de dezembro. Os preços alcançados nesses pregões vão bem além do mercado convencional, como em 2018, quando uma saca (60 kg) foi arrematada por R$ 73 mil.

Prepare o bolso.

Vem aí o período mais crítico para o feijão carioca. É o auge da entressafra. Daqui até o começo de janeiro quando começa a ser colhido o chamado “feijão das águas”, é possível que o valor do grão dispare. Só para lembrar: o carioca só é plantado no Brasil, ou seja, não é possível importá-lo para suprir a demanda pontual de fim de ano.

Admirável mundo novo...

A plataforma de incentivo à inovação tecnológica criada pela ONG World Wide Fund for Nature (WWF) acaba de premiar uma empresa que desenvolveu uma fonte de ômega 3 e ômega 6 capaz de evitar a captura de dois bilhões de peixes por ano. A competição exalta fornecedores de ingredientes sustentáveis e alternativos para a indústria alimentícia.

...da alimentação sustentável.

A vencedora produz “óleo de peixe” a partir de algas marinhas e fornece suplementos alimentares de alto valor nutritivo como alternativa às rações à base de soja usadas na criação de peixes em cativeiro. Outras 100 startups participaram da competição patrocinada pelo WWF. Em 2019, a mesma empresa já havia vencido outro torneio do gênero promovido por ONGs dos EUA.

Tu sabia?

Nem toda a Ciência desenvolvida em milênios pelo homem foi capaz de desvendar ainda do que é feito 95% do universo que habitamos. Apenas 5% dele é feito de átomos, o mesmo tipo de matéria de que nós, humanos, somos feitos. Sabemos que 25% de todo o universo é matéria escura e 70% dele é feito de energia escura. Porém, não temos a menor ideia do que é matéria escura ou energia escura.

Pois, fique sabendo!

Para lançar alguma luz neste tema, o presidente da Sociedade Brasileira de Física, Rogério Rosenfeld, fará palestra para alunos da Unicamp no Instituto de Estudos Avançados e para o público em geral no Youtube do IdEA. A aula será no dia 27, a partir das 16 horas.

Filosofia do campo:

“Só uma nuvem te separa das estrelas”. Paulo Leminski (1944-1989), poeta e professor paranaense.

Comentários