últimas notícias
Repórter da Terra
Nilson Regalado traz notícias do campo que influenciam diretamente a vida do consumidor da cidade.
[email protected]
Quer ganhar dinheiro? Então, invista já em sol, vento e maconha!
Quer ganhar dinheiro? Então, invista já em sol, vento e maconha!

Quer ganhar dinheiro? Então, invista já em sol, vento e maconha!

As mudanças climáticas que têm alterado o regime de chuvas no Brasil secaram os reservatórios das hidrelétricas em 2021 e apontam para nova temporada de baixa umidade

As mudanças climáticas que têm alterado o regime de chuvas no Brasil secaram os reservatórios das hidrelétricas em 2021 e apontam para nova temporada de baixa umidade nos próximos 12 meses, como antecipou esta coluna em 14 e 15 de agosto. O aquecimento global também transformará gasolina e diesel, literalmente, em fósseis até 2030. E o envelhecimento da sociedade planetária aumentará os casos de Parkinson e Alzheimer. Este cenário cinzento, no entanto, oferece novas oportunidades de investimento em renda variável, ou seja, nas ações de empresas aptas a surfar esta onda com soluções concretas para tempos caóticos.

Mas, atenção, renda variável é diferente de poupança, onde o investidor saca quando quiser, com rendimento previsível (e pequeno). Ações têm menor liquidez, são aquele ‘pé-de-meia’ para a faculdade dos filhos, significam uma aposentadoria mais confortável... E, nesse contexto de médio e longo prazo, a chamada economia verde tem potencial de entregar ganhos vigorosos.

Com crescimento de 39% de janeiro a agosto, o Brasil já é capaz de gerar 10 gigawatts (GW) em energia solar. Com isso, o País ocupa o 14º lugar no ranking, embora tenha a maior irradiação solar do mundo. E a expectativa é que até 2023 sejam instalados mais 10 GW em telhados e nas fazendas transformadas em usinas por empresas especializadas. E essas empresas tendem a, cada vez mais, abrir seu capital na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

De todas as novas fontes de energia instaladas no País no primeiro semestre, 83% utilizam a força dos ventos. Assim, em junho, o Brasil atingiu capacidade instalada de 19 GW em energia eólica. E a previsão é que terá 30 GW até 2024, o dobro da Hidrelétrica de Itaipu.

Já a maconha mudou de status: de droga ilícita para uma das indústrias mais promissoras do século. Só em 2020, o mercado global de cannabis legal movimentou 21,3 bilhões de dólares, com crescimento de 48% em relação a 2019. De cosméticos a medicamentos, o canabidiol pode entregar dividendos de até quatro dígitos nesta década. Caso a legalização da cannabis avance, só o mercado norte-americano deverá movimentar 100 bilhões de dólares em 2030.

E como investir nesses setores? Mesmo vivendo no Brasil, é possível aplicar a partir de R$ 100,00 em fundos nos Estados Unidos especializados em cannabis. Na energia, há pelo menos 15 empresas na B3. Para começar, há bancos e corretoras com carteiras de ações disponíveis na internet.

E o número de pessoas físicas investindo na B3 cresceu 42% no primeiro semestre. Já são 3,2 milhões de CPFs, de um total de 3,8 milhões de investidores na bolsa brasileira. A média de primeiro investimento foi de R$ 352,00 em junho.

Eu te disse!

O Datafolha confirmou na segunda-feira o que esta coluna antecipou no último domingo: 36% das famílias reduziram o consumo de feijão devido à crise econômica.

Filosofia do campo:

“Quem anda no trilho é trem de ferro. Eu sou água que corre entre as pedras...”, Manoel de Barros (1916/2014), poeta mato-grossense.

Comentários

Tops da Gazeta