Publicidade

X

ARTIGO

Mudança difícil?

A visão da política brasileira por Nilto Tatto

Luiz

Publicado em 19/10/2020 às 19:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Nilto Tatto é deputado federal pelo PT por São Paulo / Divulgação/Câmara dos Deputados

As eleições deste ano serão as mais polêmicas da história recente. As datas do primeiro e segundo turnos foram adiadas para 15 e 29 de novembro respectivamente; os cuidados para evitar aglomerações já vem impactando nas campanhas e, recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se mostrou preocupado com o provável aumento nas abstenções.

Após o debate na Bandeirantes, o SBT, a Record, a CNN e a RedeTV confirmaram que não promoverão o encontro de candidatos no 1º turno. A rede Globo permanece em dúvida. Mesmo que os debates recentes tenham se caracterizado pela troca de ofensas e monólogos desconexos, ainda é um espaço onde o eleitor pode se aproximar das propostas ou do perfil de cada candidato. Agora nem isso.

Muitos analistas acreditam que as eleições poderão ser decididas pelas redes sociais, mas se fazer conhecido nas redes não é tarefa fácil. O próprio Whatsapp, ferramenta que teve fundamental importância nas eleições de 2018, com envio ilegal de mensagens e notícias falsas, conforme apontamento da CPI das Fake News, limitou o disparo de mensagens para estas eleições. Vale lembrar que boa parte dos brasileiros não tem pleno acesso à internet.

Além disso, o discurso falacioso de que toda a corrupção emana do Estado - aquela ideia que “não adianta votar porque nada irá mudar”, ou que “político é tudo igual”, vem contribuindo para a queda no número de votantes em cada eleição. A intensificação desses processos somada ao medo do Coronavírus, pode levar os índices de abstenção às alturas. Quando a população deixa de se fazer representada, abre espaço para os oportunistas de plantão.

Tudo isso nos faz pensar que o processo eleitoral é fundamental para o exercício da democracia, assim como debater as propostas dos candidatos, mas é preciso fazer um esforço grande para que as pessoas compareçam ao seu local de votação no dia 15 - para que voltem a acreditar que a construção de um Brasil melhor é possível. Do contrário, qualquer mudança se torna ainda mais difícil.

*Nilto Tatto é deputado federal pelo PT por São Paulo

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REPRESA BILLINGS

Aquático SP: Nunes diz desconhecer teor da decisão contra ônibus aquático

Após decisão da justiça de proibir transporte aquático pela represa Billings, prefeitura disse desconhecer teor da decisão e defendeu o meio de transporte

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter