últimas notícias
Em destaque
Por Pedro Nastri - Colaborador
[email protected]
Pedro Nastri é colunista da Gazeta e âncora na Rádio Trianon 740 AM
Pedro Nastri é colunista da Gazeta e âncora na Rádio Trianon 740 AM

Coluna do Nastri: Diretor apresenta resultados do Novo Rio Pinheiros

Saiba o que acontece na cidade e no estado de São Paulo pela curadoria do jornalista Pedro Nastri

Novo Rio Pinheiros

O diretor-presidente da EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia, Marcio Rea, apresentou o resultado do trabalho realizado pela empresa nos dois primeiros anos do Programa "Novo Rio Pinheiros" - que prevê a despoluição do rio e a revitalização do seu entorno até 2022. Entre as ações realizadas pela EMAE no âmbito do projeto iniciado em 2019 estão o desassoreamento de 240.595 metros cúbicos de materiais do rio, recorde dos últimos cinco anos; a retirada de 351.238 metros cúbicos de sedimentos em ações de desaterro, que visam aumentar o espaço das áreas chamadas "bota-fora" nas margens do rio; e a recuperação de taludes em trechos como nas proximidades dos córregos Morro do S e Pirajuçara.

Cunha na cola de Lula

A defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha solicitou ao STF que seja declarada a suspeição de Moro. O pedido foi baseado nas mensagens hackeadas da operação Lava-Jato. Cunha foi sentenciado pelo ex-juiz a 15 anos de prisão no caso conhecido como petrolão e cumpre em casa uma ordem de prisão preventiva decretada há quatro anos e cinco meses.

Esqueça o que você sente pelo ex-presidente Lula — sim, no Brasil de hoje, é difícil. Mas o ministro do STF Edson Fachin, acaba de anular por uma questão técnica todos os processos que corriam contra Lula na Lava-Jato em Curitiba. Se está certo, a decisão vem com atraso demais e impactou a última eleição de forma irreversível. Se está errado, impactará a próxima. É brincar com a democracia.

Restrições na pandemia

São Paulo endureceu ainda mais as restrições contra pandemia. Ficam proibidas atividades esportivas, inclusive o campeonato de futebol, cultos religiosos presenciais e atendimento in loco em lojas de material de construção e eletrônicos. As escolas estaduais vão abrir apenas para alimentação dos alunos e entrega agendada de materiais e chips. As escolas privadas devem manter o ensino remoto. As medidas valem do dia 15 ao dia 30 deste mês.

Endividamento do consumidor

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) feita pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as famílias brasileiras encerraram o ano de 2020 com o maior nível de endividamento dos últimos dez anos. O levantamento aponta que a média anual das famílias pesquisadas que se declararam endividadas atingiu 66,5%, contra 63,6% de 2019. Desses, 25,5% alegaram que possuem contas em atraso, outra marca recorde, já que, até então, o maior índice tinha sido alcançado em 2019 com 24%. Segundo o relatório ‘Justiça em números’ divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Judiciário tem mais de 77 milhões de processos em tramitação, o que deixa o sistema sobrecarregado, lento e custoso. Então, a melhor solução é apostar em outras formas de resolver esse problema, entre elas a mediação e negociação.

Comentários

Tops da Gazeta