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Coluna do Nastri: Medicamentos do 'kit Covid' quintuplicaram de venda

Laboratório Globo teve o maior crescimento no número de embalagens desses medicamentos vendidas: de 135 mil para 2,6 milhões em 1 ano

Bruno Hoffmann

02/07/2021 às 14:35  atualizado em 02/07/2021 às 14:37

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Drogaria na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo

Drogaria na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

As vendas de cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, nitazoxanida e doxiciclina mais que quintuplicaram em 2020 para 6 das 30 fabricantes de ao menos um desses remédios. Os medicamentos integram o chamado “kit covid”, que não tem eficácia comprovada. Os dados são da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Laboratório Globo teve o maior crescimento no número de embalagens desses medicamentos vendidas: 1.856%. Passou de 135 mil para 2,6 milhões em 1 ano. A Vitamedic foi a que mais vendeu no ano passado (44,3 milhões). A EMS, 2ª empresa que mais vendeu em 2020, declarou em nota enviada que forneceu o medicamento a 2 estudos sobre a eficácia do remédio contra a covid-19 no Brasil. Segundo a companhia, ambos apontaram a ineficácia da hidroxicloroquina em relação à doença.

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Pacaembu

O início da reforma do Pacaembu causou alvoroço nas redes sociais nesta semana. Isso porque o famoso tobogã começou a ser demolido, já que ele não fazia parte do projeto original e por isso não era tombado pelo patrimônio cultural. Concedido à iniciativa por 35 anos, o estádio será reaberto em 2024 e terá um prédio de cinco andares, que vai abrigar um centro de convenções e eventos e a maior arena de eSports do mundo. O projeto também prevê restaurantes, cafés, serviços e áreas públicas na cobertura do edifício. O Museu do Futerol, que funciona embaixo da arquibancada do estádio, continuará funcionando durante as obras.

Digital ou CPF nas farmácias?

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Recentemente uma rede de farmácias foi notificada extrajudicialmente pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) por coletar a impressão digital de clientes para o cadastro em programas de relacionamento. A prática na maioria das vezes é usada alegando o fornecimento de descontos em produtos, o que pode ter razões escusas, como até a venda dos seus dados para outras empresas. É de praxe, principalmente nas grandes redes de farmácias, você ter o seu CPF solicitado imediatamente ao entrar para comprar um produto ou um medicamento. O pedido de cadastramento, segundo os atendentes, é para verificar quais os descontos válidos para você naquele dia. Em São Paulo já foi promulgada uma lei, que proíbe farmácias e drogarias de exigirem o CPF do consumidor para conceder desconto.

MASP de graça em julho

A B3 anunciou que irá patrocinar entrada gratuita no MASP, Museu de Arte de São Paulo, todas as quartas-feiras durante as férias escolares, em julho. Com a ação, o público tem dois dias seguidos de gratuidade, já que as terças a entrada no museu também é franca. O visitante tem acesso a todas as exposições em cartaz: “Erika Verzutti: a indisciplina da escultura”, “Sala de vídeo: Regina Vater”, “Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo”, “Gabinete Beatriz Milhazes”, “Degas” e "Acervo em Transformação", mostra de longa duração do MASP. O agendamento online é obrigatório, e pode ser feito pelo site masp.org.br/visite.

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