últimas notícias
Em destaque
Resumo da semana das notícias mais quentes da cidade de São Paulo com Pedro Nastri, jornalista e apresentador da Rádio Trianon.
[email protected]
Comércio no estado de São Paulo
Comércio no estado de São Paulo

Coluna do Nastri: Vacinação impulsiona confiança dos brasileiros na economia

Índice Nacional de Confiança da ACSP demonstra que o brasileiro já consegue enxergar um futuro melhor para a economia, apesar de manter cautela

O Índice Nacional de Confiança (INC) de julho da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi de 69 para 73 pontos o que demonstra que o brasileiro já consegue enxergar um futuro melhor para a economia. Este foi o melhor resultado desde março quando foi registrado 76 pontos. No entanto, o consumidor ainda permanece cauteloso. É que o INC ainda está no campo pessimista (abaixo de 100). De acordo com análise feita por economistas da ACSP, a retomada aos poucos da confiança do consumidor está sendo levemente impulsionada pelo aumento de renda proporcionada pela volta do auxílio emergencial - mesmo que de menor montante e de alcance mais limitado à população -, pela maior geração de empregos, disponibilidade de crédito e, sobretudo, pelo avanço da vacinação contra a covid-19.

Proibido exigir valor mínimo. Apesar de alguns estabelecimentos ainda exigirem um valor mínimo para aceitarem o pagamento mediante cartão - seja de crédito ou débito - a conduta é proibida por lei. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que tanto o fornecedor de produtos quanto de serviços não pode exigir que, para comprar um item, o consumidor seja obrigado a levar outro; também não pode, sem justa causa, impor limites quantitativos. A prática é abusiva e está sujeita à aplicação de penalidade, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. "Se o estabelecimento exigir um valor mínimo para compras através de cartão, registre uma reclamação no nosso site e denuncie essa prática abusiva", conclui.

Voto impresso. A chance do retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o que mais motiva alguns generais da cúpula do exército a endossarem o discurso do presidente Jair Bolsonaro pela implementação do voto impresso. Eles veem a reeleição de Jair Bolsonaro sob alto risco e avaliam que o aval jurídico que permitiu a Lula participar da eleição de 2022 é um sinal de que pode haver fraude na eleição. Generais da ativa e da reserva defendem a implementação do voto impresso, mas não deixam clara sua posição caso ele não seja implementado e como se posicionarão se o atual presidente for derrotado.

Joice se diz agredida. A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) publicou video em suas redes sociais dizendo que sofreu um incidente na madrugada de domingo (18) em seu apartamento em Brasília. Segundo o relato da parlamentar, ela acordou no dia seguinte com fraturas, mas sem lembranças das agressões. No vídeo publicado em suas redes sociais, Joice diz que sofreu dois traumas na base do crânio, corte profundo no queixo e nos lábios, além de ter tido um dente moído. “Não consigo entender o que aconteceu”, disse a deputada na postagem. Joice diz que acordou e não lembrava do que havia acontecido nas últimas horas. Disse que estava vendo televisão e quando acordou na manhã seguinte percebeu que estava muito machucada.

Contatos para esta coluna: [email protected]

Comentários

Tops da Gazeta