últimas notícias
Em destaque
Resumo da semana das notícias mais quentes da cidade de São Paulo com Pedro Nastri, jornalista e apresentador da Rádio Trianon.
[email protected]
Vila Itororó, na Bela Vista, região central de São Paulo
Vila Itororó, na Bela Vista, região central de São Paulo

Coluna do Nastri: Vila Itororó reabre com exaltação à memória de SP

Centro Cultural Vila Itororó, entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, passou por um processo de restauro iniciado em 2013

A Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura do Centro Cultural Vila Itororó ao público, com programação 100% gratuita. O espaço, composto por mais de dez edificações construídas no início do século XX entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, passou por um processo de restauro desde 2013 para que pudesse ser plenamente utilizado, com segurança, para as mais diversas atividades artísticas e de lazer. O conjunto ocupa uma área de cerca de 6.000 metros quadrados e foi tombado pelo CONPRESP em 2002 e pelo CONDEPHAAT em 2005. Porém, apenas o espaço do Galpão estava disponível para atividades culturais até o momento.

Jornada do Patrimônio

Para marcar a inauguração, o complexo ganha um projeto de iluminação cênica da artista Lígia Chaim, intitulado "Fonte de Luz do Itororó", e uma celebração noturna com show de Jairo Pereira no Éden Itororó e Projeto Freebeats na Piscina, projeto de música eletrônica com projeções de vídeo arte. Já no sábado, dia 11, a Vila estreia no circuito cultural paulistano integrando a Jornada do Patrimônio - evento reconhecido pelo prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) que, em 2021, acontece nos dias 11 e 12 de setembro, reunindo atividades diversas ligadas à memória da cidade. Como parte da programação da Jornada, a Vila recebe espetáculos como a peça "Adoniran reencontra Elis na Vila".

Setembro Verde

Comemorada desde 2014, a campanha Setembro Verde foi instituída para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida por ser símbolo deste tipo de doação. Lei de autoria da ex-deputada Maria Lúcia Prandi institui a "Semana de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes" na semana do dia 27 de setembro. Também no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data escolhida para homenagear os santos católicos São Cosme e São Damião, considerados os padroeiros dos transplantes. Com a pandemia do coronavírus, houve uma diminuição considerável de doadores de órgãos. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira Transplante Órgãos (ABTO), houve uma queda de 26% na doação em 2021, em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.

“O leão virou um rato”

O governador João Doria ironizou a nota divulgada na quinta-feira (9) pelo presidente Jair Bolsonaro, pela qual o mandatário recuou de discursos no feriado de 7 de setembro com ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e novas ameaças às eleições com a urna eletrônica. "O leão virou um rato. Grande dia!", escreveu Doria em suas redes sociais. Dois dias depois de ameaçar os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Luís Barroso, Bolsonaro desceu o tom e voltou atrás em nota escrita com a ajuda do ex-presidente Michel Temer. "Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar", informou o presidente.

Comentários

Tops da Gazeta