últimas notícias
Em destaque
Resumo da semana das notícias mais quentes da cidade de São Paulo com Pedro Nastri, jornalista e apresentador da Rádio Trianon.
[email protected]
João Doria e Ricardo Nunes em NY
João Doria e Ricardo Nunes em NY

Coluna do Nastri: Doria pede a cidades que cancelem festas de fim de ano

'Os prefeitos podem tomar medidas mais duras que o Estado, mas não mais facilitadoras', disse o governador

O governador João Doria (PSDB) defende que prefeitos paulistas suspendam festas de réveillon no Estado. Com a chegada da variante Ômicron e a quarta onda da covid-19 na Europa, ao menos 14 capitais no Brasil já desistiram de eventos públicos no fim do ano. Doria está em viagem oficial a Nova York para encontro com investidores organizada pela InvestSP. "Os prefeitos podem tomar medidas mais duras que o Estado, mas não mais facilitadoras", disse Doria. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também está em Nova York, e decidiu pelo cancelamento da festa de fim de ano na avenida Paulista.

Eficácia das vacinas contra Ômicron

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou os laboratórios que produzem vacinas contra a covid-19 para que informem a eficácia e efetividade dos imunizantes contra a nova variante Ômicron. A Anvisa enviou ofício à Pfizer, Janssen, Butantan e Fiocruz. Entre os questionamentos, quer saber sobre os estudos em andamento para avaliar o impacto das variantes na capacidade dos fármacos de reduzir os efeitos do vírus no organismo. A medida faz parte do acompanhamento da Anvisa para as vacinas autorizadas. A Pfizer informou, por meio de nota, que já começou a avaliar os efeitos da variante detectada na Europa e África do Sul em relação à eficácia do imunizante.

Prevent Senior: suspensão de planos

A Prevent Senior solicitou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a suspensão da comercialização de 27 dos seus planos de saúde. “Vamos focar os esforços em atender os nossos 550 mil beneficiários porque fomos vítimas do sistema político”, afirmou, em nota, o empresário e CEO da Prevent Senior, Fernando Parrillo. De acordo com a ANS, a interrupção de vendas só será autorizada 30 dias após a solicitação. A agência reguladora explicou que, até 18 de dezembro, a Prevent Senior não poderá recusar o ingresso de nenhum consumidor. “Se, em 18 de dezembro, houver operadoras em processo de portabilidade especial ou extraordinária de carências, e a Prevent Senior for a opção de destino para os beneficiários dessas operadoras, a suspensão dos planos não será autorizada até que os prazos das referidas portabilidades sejam concluídos”, complementou a ANS.

Abono aos professores

Deputados Estaduais aprovaram Projeto de Lei Complementar que concede o Abono-Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) aos professores da rede estadual de ensino. A medida segue agora para a sanção ou veto, total ou parcial, do governador João Doria. Segundo a Lei que regulamenta o Fundeb, 70% do fundo deve ser voltado aos professores e 30% para despesas em manutenção e desenvolvimento do ensino. De acordo com o texto, de autoria do Executivo, essa concessão será feita em caráter excepcional. O abono terá o valor estabelecido através de decreto e não poderá ser superior a 70,1% dos recursos disponíveis na conta estadual do Fundeb, relativos ao exercício de 2021.

Contatos para esta coluna: [email protected]

Comentários

Tops da Gazeta