últimas notícias
Colunista
Por Tenente Coimbra
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL

Policiais militares salvam e mudam vidas

Ser policial militar é mais do que correr atrás de bandidos, é também ser herói e salvar vidas mesmo sem participar todo dia de intensos combates

Os policiais militares são profissionais de extrema importância para a população. Não somente para a segurança pública e no combate à criminalidade, mas para a construção de uma sociedade de valores. Os PMs atuam não somente em casos criminais, mas muitas vezes em situações de desentendimentos, conflitos pessoais, além de partos emergenciais. Eles, por vezes, têm que assumir o papel de assistentes sociais e até mesmo de psicólogos, dependendo do momento.

Na contramão de tanta importância que os policiais têm na sociedade, o salário que recebem é baixo e não é incomum faltarem equipamentos de qualidade para desempenharem suas funções. Combatem a criminalidade utilizando armamentos e proteções por vezes ultrapassadas, muitas vezes de qualidade inferior às utilizadas pelos próprios bandidos, o que pode lhes custar a vida.

Proteger e servir pessoas que você sequer conhece é uma missão diferenciada e, muitas vezes, ingrata, mas nossos PMs não baixam a guarda e estão sempre prontos para realizar o que for preciso e, assim, auxiliar a todos os cidadãos de bem.

Provando que o papel do policial militar vai muito além de enfrentar criminosos, PMs do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Goiás, em Aparecida de Goiânia, aceitaram o convite de crianças do bairro Buriti Sereno e participaram de uma partida de futebol na rua, fazendo a alegria da criançada. Atitudes como essa, com certeza, ficam marcadas na vida das pessoas envolvidas e na memória das crianças.

Outro exemplo aconteceu em uma comunidade carente localizada em São Vicente, em 2016, quando policiais militares organizaram uma festa surpresa para Eric, de apenas 9 anos, que nunca havia celebrado seu aniversário. Além da festa, os profissionais ainda lhe deram uma bicicleta.

Já no ano passado, no caso do pequeno Isaac, de 5 anos, PMs foram até a comemoração do seu aniversário, após convite feito pela mãe do menino. Isaac é fã da Polícia Militar e sonha em ser policial.

Não há dúvida de que esses dois garotos se lembrarão com muita alegria dos momentos proporcionados pelos militares e crescerão com um respeito ainda maior pela corporação.

Ser policial militar é mais do que correr atrás de bandidos, é também ser herói e salvar vidas mesmo sem participar todo dia de intensos combates. Foi o que aconteceu em Peruíbe, no ano de 1998, quando o Cabo Oliveira encontrou uma bebê enrolada em uma folha de jornal sobre a areia fria da praia e a resgatou. A criança foi levada para o hospital para receber os devidos cuidados médicos e acabou sendo adotada pela médica que a atendeu. Passados 22 anos, a mãe promoveu um reencontro entre a sua filha e o PM, realizando um piquenique em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Os casos citados são apenas alguns dos milhares de exemplos que os bons policiais, que são a maioria dentro da corporação, realizam diariamente. Cabe a nós valorizarmos e respeitarmos estes profissionais que, mesmo sem superpoderes, mudam e salvam vidas. Como deputado estadual, assumo a responsabilidade de lutar para que esta classe tenha o seu merecido reconhecimento e valorização.

*Tenente Coimbra é natural de Santos/SP. Foi eleito deputado estadual com 24.109 votos pelo PSL 

Comentários

Tops da Gazeta