últimas notícias
Colunista
Tenente Coimbra é deputado estadual pelo PSL.
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL

Aos soldados que lutam por um Brasil mais seguro

Mais que guerras e batalhas armadas, os militares atuam diretamente para salvar vidas e em outros setores, como a preservação da biodiversidade e no combate a epidemias

Todos os dias, milhares de guerreiros com fardas camufladas; brancas; azuis; cinzas ou pretas atuam para garantir a soberania e a segurança do povo brasileiro. Atuando nas selvas, nos mares, no ar, nas cidades, combatendo o fogo ou até mesmo zelando pela segurança em presídios, servindo às Forças Armadas ou às Forças de Segurança Pública estaduais e municipais, esses homens e mulheres arriscam a vida por um Brasil melhor.

Responsáveis por garantir os poderes constitucionais, a lei e ordem, homens e mulheres cumprem com louvor sua missão de garantir a paz para todos. São pessoas que juraram lealdade a um propósito que, muitas vezes, coloca a própria vida em risco.

No último dia 25 de agosto foi comemorado o Dia do Soldado. Hoje, mais que nunca, todos os representantes das Forças Armadas e os componentes das Forças de Segurança Pública municipal, estadual e federal desempenham um papel relevante na luta diária pela proteção do povo e pelo crescimento do Brasil.

25 de agosto é a data de nascimento do patrono do Exército Brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, conhecido como o Duque de Caxias. Um dos maiores símbolos de amor à pátria, Duque de Caxias liderou tropas nacionais em diversas batalhas que consolidaram a independência do Brasil. Saiu vitorioso em todos os confrontos e entrou de vez para a história do Brasil e do Exército Brasileiro.

Por seu papel na defesa da união nacional, da ordem e da paz, recebeu o apelido de "pacificador". Tendo também lutado na guerra da Tríplice Aliança, contra o Paraguai, Duque de Caxias é considerado um dos maiores capitães da história militar mundial.

O papel das mulheres nas Forças Armadas é marcado por coragem e pioneirismo. Numa época em que a presença delas não era permitida nos campos de batalha, Maria Quitéria de Jesus se vestiu de homem e entrou para o Exército para poder defender o seu país. Com sua coragem e amor à pátria, Maria Quitéria lutou contra os portugueses pela manutenção da independência do Brasil.

Sua habilidade e determinação foram fundamentais para que ela, mesmo após ser descoberta, permanecesse atuando como militar. E assim ela se tornou a primeira soldado mulher do país. Neste 25 de agosto, celebramos ainda a participação feminina nas Forças Armadas e sua importante atuação não só em batalhas, mas também em missões de pacificação mundo afora.

Mais que guerras e batalhas armadas, os militares atuam diretamente para salvar vidas e em outros setores, como a preservação da biodiversidade e no combate a epidemias. Nos últimos meses, eles têm demonstrado seu valor na busca por garantir a saúde da população. Em tempos de pandemia, têm atuado não só nos atendimentos médicos, mas na produção de remédios, na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias, na distribuição de alimentos e na logística de distribuição de equipamentos de saúde por todo o território nacional. Com o ideal máximo de proteger o Brasil e os brasileiros, dedicação, civismo e o culto aos bons valores, permaneceremos fortes na luta e na busca por um Brasil melhor. Meus parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que honram o país diariamente exercendo a importante missão de transformar o Brasil em uma grande nação!

*Tenente Coimbra é natural de Santos/SP. Foi eleito deputado estadual com 24.109 votos pelo PSL

Comentários

Tops da Gazeta