últimas notícias
Colunista
Tenente Coimbra é deputado estadual pelo PSL.
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL

Bicentenário da Independência movimenta Turismo

Em Santos, terra onde nasceu o Patriarca da Independência, foi criada a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil

O Brasil comemora, em 2022, os 200 anos da Independência. É uma das datas mais importantes para os brasileiros e marca o início do processo de desenvolvimento como nação. Marca o momento em que o país deixou de ser visto como uma colônia de Portugal e passou a caminhar com as próprias pernas, construindo nossa identidade e a nação que somos.

Dois personagens históricos tiveram papel relevante para o processo da Independência: José Bonifácio de Andrada e Silva e Maria Leopoldina, esposa de D. Pedro I e primeira imperatriz do Brasil. Leopoldina ajudou a convencer o marido de que podia negociar a libertação do Brasil da dominação portuguesa em troca de uma monarquia apoiada pelos brasileiros.

Em outra vertente, Bonifácio foi ministro e conselheiro de D. Pedro I e incentivou o monarca a proclamar a Independência, em 1822. Ele teve papel fundamental na organização da resistência do novo governo contra os movimentos contrários à separação de Portugal. Historiadores brasileiros concordam, e eu faço eco, que Bonifácio foi um homem à frente do seu tempo.

Por ser uma data tão emblemática, os eventos comemorativos já começam a ser planejados. A Câmara dos Deputados prepara diversos eventos comemorativos em vários estados do País pelos próximos dois anos.

Em Santos, terra onde nasceu o Patriarca da Independência, foi criada a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil. Essa comissão será responsável por articular as ações que marcarão as comemorações da data pela cidade. Com representantes de várias secretarias; do Instituto Histórico e Geográfico; da OAB; da Associação dos Engenheiros e Arquitetos e do Movimento Pró-Memória José Bonifácio, essa comissão criará uma agenda de atividades. O objetivo é que as comemorações não aconteçam só no Centro Histórico de Santos, mas em outros pontos da cidade, para envolver toda a população.

Entre as ações discutidas, está a criação do Memorial José Bonifácio, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. Além de reurbanizar a praça e criar um ponto turístico, preservando parte de nossa história e atraindo mais turistas à região, a obra será uma merecida homenagem.

Muito além da importância da data para a construção da nossa identidade e memória, os eventos que ocorrerão por todo o país podem incentivar o turismo, um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19. A Fundação Getúlio Vargas Projetos (FGV Projetos) estima que, no Brasil, os prejuízos ultrapassem R$ 161,3 bilhões nos anos de 2020 e 2021.

A criação deste memorial terá muita importância para a Baixada Santista, pela sua vocação turística. Os eventos comemorativos podem aumentar a geração de renda nas cidades e permitirão a abertura de novas vagas no mercado de trabalho.

Os investimentos em turismo são uma alternativa importante para reaquecer a economia local e auxiliar na retomada do desenvolvimento regional. Como morador de Santos, confirmo meu apoio à homenagem e aos eventos comemorativos do bicentenário. Nada mais justo que um memorial com o nome de José Bonifácio em sua cidade natal para valorizar toda a história e o papel fundamental deste homem na construção de um Brasil livre e independente.

*Tenente Coimbra é natural de Santos/SP. Foi eleito deputado estadual com 24.109 votos pelo PSL

Comentários

Tops da Gazeta