A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 24 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

11 atrações imperdíveis para curtir na Virada Cultural do Centro de São Paulo

Confira destaques da programação no centro de SP e aproveite 24 horas de arte, música, literatura, dança e cultura popular

Luana Fernandes

24/05/2025 às 11:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
No centro histórico da cidade, a programação chama atenção pela diversidade e pela potência criativa

No centro histórico da cidade, a programação chama atenção pela diversidade e pela potência criativa | Divulgação

A Virada Cultural 2025 promete entrar para a história como a maior de todas as edições. Com o tema “20 anos em 24 horas”, o evento acontece nos dias 24 e 25 de maio, reunindo dezenas de atrações artísticas espalhadas pela capital paulista.

Continua depois da publicidade

No centro histórico da cidade, a programação chama atenção pela diversidade e pela potência criativa que invade ruas, praças e espaços culturais. Abaixo, selecionamos 11 atrações imperdíveis para quem deseja viver intensamente a festa no coração de São Paulo.

1. SP Escola de Teatro recebe o grupo LUME

Celebrando 40 anos de atuação, o grupo LUME Teatro realiza a ocupação “Casa LUME 40 anos Ocupa a SP”, na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt. Durante 24 horas, o prédio será tomado por espetáculos, performances e intervenções que exploram o tempo, o corpo e a presença. Serão 13 sessões de 9 espetáculos espalhadas por diferentes salas da escola — uma verdadeira imersão no teatro experimental brasileiro.

2. Projeção de Ailton Krenak na Praça do Patriarca

Como parte da Festa da Luz, a Praça do Patriarca receberá uma impactante projeção do pensador indígena Ailton Krenak, símbolo da resistência e da sabedoria ancestral. A intervenção faz parte de uma série de obras visuais espalhadas pelo centro, incluindo também o Viaduto do Chá, Praça das Artes e Praça da Sé.

Continua depois da publicidade

3. Feira Anexa_CCBB no Centro Cultural Banco do Brasil

A ocupação artística Movimentos Miméticos, no anexo do CCBB São Paulo, mistura arte, ciência e sustentabilidade. Instalações, videoartes, música ao vivo, bate-papos e experiências sensoriais convidam o público a refletir sobre os laços entre seres humanos, natureza e tecnologia, a partir da ideia de mimetismo biológico.

4. Cultura popular no Largo do Paissandu

O Largo do Paissandu vira palco de manifestações culturais brasileiras com 38 atrações ligadas ao Samba, Maracatu, Jongo, Congada e Folias. A abertura será com “Tiririca a capoeira Paulista e o Batuque dos Engraxates”, no sábado, às 17h, unindo dança, tradição e disputa em um espetáculo coreográfico vibrante.

5. Circuito Paulista Cultural

Sete instituições culturais da Avenida Paulista — como MASP, Itaú Cultural e Sesc Avenida Paulista — oferecem mais de 45 atividades gratuitas, incluindo exposições, oficinas, cinema e shows. Um dos destaques é a exposição “A Ecologia de Monet”, no MASP, com 32 obras do impressionista francês, muitas delas inéditas no hemisfério sul.

Continua depois da publicidade

6. Virada K-pop no Bom Retiro

O Edifício Oswald de Andrade recebe o K-DAYS CULT SP PRO, evento gratuito sobre a cultura pop coreana. A programação inclui dança K-pop, cinema, bate-papos com influenciadores, karaokê, feira de produtos e o espaço Hanbok, onde o público pode vestir trajes tradicionais coreanos.

7. Virada Literária na Biblioteca Mário de Andrade

Com curadoria de José Manuel Diogo e Tom Farias, a Virada Literária propõe uma maratona de 24 horas dedicada à literatura em língua portuguesa. Participam nomes como Leandro Karnal, Bruna Lombardi e Itamar Vieira Junior, promovendo diálogos, poesia e encontros entre autores e leitores em um ambiente de resistência e criação.

8. Festas independentes ocupam o centro

A Virada 2025 também será tomada por festas icônicas da noite paulistana, como Mamba Negra, ¡SÚBETE! e Submundo 808. Os eventos acontecem simultaneamente a partir das 18h de sábado, permitindo ao público circular entre eles sem precisar de transporte, vivenciando múltiplas experiências em sequência.

Continua depois da publicidade

9. Estreia da Orquestra Sinfônica Brasileira

Pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) participa da Virada Cultural. Sob a regência do maestro Anderson Alves, o grupo se apresenta no Mosteiro de São Bento com obras de Villa-Lobos, Bach e Händel. Para a vice-presidente da Fundação OSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite, “a estreia da OSB na Virada é um divisor de águas que representa o Brasil dentro de São Paulo”.

10. Jazz na Kombi celebra 11 anos com maratona musical

O tradicional projeto Jazz na Kombi promove 24 horas ininterruptas de apresentações na Rua Barão de Itapetininga. A programação reúne nomes como Bocato Quinteto, Izzy Gordon e Gabriel Gaiardo Trio, além de DJs tocando vinis nos intervalos. Na Praça da República, o palco Jazz recebe lendas como Rhoda Scott e Fred Wesley, até domingo às 13h.

11. Cortejo das Manas no Mercadão

Encerrando nossa seleção, o Cortejo das Manas, da Trupe Las Manas, acontece no domingo às 10h, em frente ao Mercado Municipal de São Paulo. A intervenção mistura palhaçaria feminina, música e circo, encantando quem passa pela região com humor e afeto.

Continua depois da publicidade

Toda a programação é gratuita e sujeita a alterações. Para mais informações, acesse viradasp.com.br e siga @smculturasp nas redes sociais. Prepare-se para viver 24 horas inesquecíveis de cultura, arte e celebração no centro da maior cidade do país.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados