A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 17 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

20 atiradores atacam comunidade indígena e matam um deles

Segundo a Funai, suspeitos teriam vindo de uma fazenda, atacaram a comunidade e dispararam por longo período contra famílias

Bruno Hoffmann

17/11/2025 às 10:30  atualizado em 17/11/2025 às 10:32

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cartuchos de armas de fogo recolhidos pelos indígenas

Cartuchos de armas de fogo recolhidos pelos indígenas | Reprodução

Um indígena do povo guarani kaiowá foi morto com um tiro na testa neste domingo (16/11), na Terra Indígena (TI) Iguatemipeguá I, em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Continua depois da publicidade

A vítima era Vicente Fernandes Vilhalva, de 36 anos. A informação foi confirmada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e a situação ocorre durante a COP30, justamente a edição da conferência com maior participação de povos originários.

Segundo a Funai, cerca de 20 pessoas armadas, que teriam vindo de uma fazenda, atacaram a comunidade e dispararam por um longo período contra famílias e suas moradias.

A comunidade havia retomado, no mês passado, uma área de fazenda situada na Terra Indígena (TI) Iguatemipeguá I, delimitada em 2013.

Continua depois da publicidade

Pela manhã, os invasores ainda cercaram a área e destruíram barracos. Esta é a quarta ocorrência do tipo desde 3 de novembro. Com este ataque, o total de feridos desde 3 de novembro chega a oito pessoas.

A Força Nacional de Segurança Pública e a Polícia Federal foram deslocadas para a região.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados