Entre em nosso grupo
2
Atualmente, o procedimento está suspenso até dezembro mas a partir do ano que vem o procedimento será obrigatório
18/10/2021 às 11:54 atualizado em 18/10/2021 às 11:55
Continua depois da publicidade
Novo prazo para prova de vida | FOTOS PÚBLICAS
O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) determinou que a partir de 2022 a prova de vida será feita no mês de aniversário do segurado. Atualmente, o procedimento está suspenso até dezembro mas a partir do ano que vem o procedimento será obrigatório.
Continua depois da publicidade
O procedimento é obrigatório para os segurados do INSS, sendo eles os aposentados e pensionistas que recebem o pagamento do benefício por conta corrente, cartão ou poupança. A prova de vida serve para evitar fraudes e manter o pagamento seguro.
A prova de vida ficou suspensa durante o período de pandemia, mas em 1° de junho de 2021 o INSS divulgou um calendário para os segurados realizarem o procedimento, porém houve uma nova suspensão e o calendário deixou de valer.
Continua depois da publicidade
Porém, os segurados não estão impedidos de realizar o procedimento, mesmo que haja a suspensão até dezembro, os aposentados e pensionistas poderão realizar a prova de vida.
Na semana passada o INSS publicou uma portaria, que divulga o calendário para a realização da prova de vida de segurados que não realizam o procedimento desde novembro de 2020.
Os segurados que precisavam realizar a prova de vida entre novembro de 2020 e junho de 2021, terão que fazer o procedimento até janeiro de 2022 para não ter a suspensão do benefício.
Continua depois da publicidade
Veja o cronograma disponibilizado pelo INSS:
A partir de 2022, o segurado deverá realizar a prova de vida no mês do seu aniversário para evitar a suspensão do benefício, independente do vencimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade