Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Futura Estação Santo André será o principal ponto de integração da linha | Divulgação/Governo de SP
O Governo de São Paulo autorizou a desapropriação de mais de 35 mil m² em Santo André para tirar do papel as estações da Linha 20–Rosa do Metrô, novo ramal que vai ligar o ABC Paulista à Capital.
Continua depois da publicidade
As áreas serão usadas para a implantação de paradas, poços de ventilação e saídas de emergência, liberando os trechos essenciais do traçado.
A decisão foi oficializada por meio de decretos e resoluções publicados no Diário Oficial e faz parte do conjunto de medidas para viabilizar o novo eixo metroviário, que começa em Santo André, passa por São Bernardo do Campo e segue até bairros estratégicos de São Paulo, como Cursino, Saúde, Moema, Vila Madalena e Lapa.
Em Santo André, ao menos quatro estações estão previstas e já têm áreas mapeadas para desapropriação.
Continua depois da publicidade
A futura Estação Santo André será o principal ponto de integração da linha. Ela está prevista para funcionar como um grande hub, conectando o Metrô à Linha 10–Turquesa da CPTM, aos terminais municipais e metropolitanos de ônibus e ao corredor São Mateus–Jabaquara.
A área escolhida fica entre o Terminal Santo André Oeste e o Shopping Grand Plaza, ao lado da estação da CPTM.
A Estação Portugal deverá ser implantada nas proximidades do Hospital Beneficência Portuguesa de Santo André.
Continua depois da publicidade
Já a Estação Príncipe de Gales está prevista para ocupar o quarteirão entre as ruas Amaral Gurgel e Basílio Machado.
A Estação Afonsina poderá ser construída na área delimitada entre as ruas Lauro Müller e Afonsina, região que também concentra parte das áreas declaradas de utilidade pública.
Além dos terrenos destinados às estações, o governo declarou de utilidade pública áreas estratégicas para viabilizar a obra. Os imóveis poderão ser usados para escavações, poços de ventilação, saídas de emergência e estruturas técnicas da linha.
Continua depois da publicidade
As desapropriações atingem seis grandes setores em Santo André, que somam 35.584,36 m²:
Todos os imóveis eventualmente existentes nessas áreas poderão ser demolidos. Os processos de desapropriação também poderão tramitar em caráter de urgência para acelerar o cronograma.
A Linha 20–Rosa terá cerca de 33 km de extensão e é tratada como um dos principais novos eixos estruturantes da Grande São Paulo. O projeto básico deve ser concluído até 2026, com previsão de início das obras a partir de 2027, após a liberação das áreas e finalização dos processos fundiários.
Continua depois da publicidade
O avanço das desapropriações é considerado a etapa-chave para destravar as frentes de obra e consolidar o traçado definitivo do ramal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade