A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 16 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Voar em Caraguatatuba é aventura o ano todo

Os voos de AsaDelta e Parapente em Caraguá são possíveis durante todos os dias o ano inteiro e, não deixa ninguém de fora, conta com projeto especial para Pessoa com Deficiência Por Patrícia Rosseto Do Litoral Norte

03/07/2018 às 23:40  atualizado em 07/10/2021 às 13:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Todo nós um dia consideramos voar ou, apenas sonhamos estar sobrevoando sobre cidades e paisagens. Até mesmo, certamente já ouvimos aquele amigo perguntado qual o poder de um super herói você escolheria. Provavelmente a resposta foi voar, acertei? E, porque não realizar este sonho? Será que ele é tão distante e inalcançável?

O Caragua Fly, há 20 anos voando em Caraguá oferece voos de Asa Delta e Parapente para quem quiser voar sem fazer o curso. “Só vai curtir, preciso de ajuda na hora de decolar, correr, depois é aproveitar. Pode levar câmeras, celulares, para registrar as imagens das cidades de Caraguá, Ilhabela e toda a orla da Praia do Centro. Nos encontramos na área de pouso e subimos o Morro Santo Antônio de bugue”, explicou Samuel de Oliveira Monteiro.

De acordo com ele, os voos duram de oito a 16 minutos, porém, parecem muito tempo para quem está lá em cima. “Os voos podem até durar mais tempo, tudo depende das condições climáticas”, pontuou.

Samuel contou que o Caragua Fly tem o Projeto Voo Sem Limites, especial para pessoa com deficiência (PCD), que agora começa parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. “Assim como existe o Projeto Praia Acessível, agora terá o Voo Sem Limites em parceria com a Prefeitura”. O esporte não conta com impacto, acrescentou ele.

Voar em Asa Delta e Paraglider (parapente) são considerados esportes radicais, porém, se engana quem acredita que só jovens praticam ou começam a praticar a modalidade bem cedo, o esporte é para todos, desde que se tenha mais de 16 anos e a saúde em dia e, claro, um preparo psicológico para o voo.

Para isso têm os instrutores preparados e devidamente credenciados para te ajudar. E, muita atenção, os instrutores devem ser credenciados e homologados pela Confederação de Voo Livre do Brasil (CBVL).

O custo é de R$ 180 por pessoa e a equipe trabalha todos os dias. Para agendar com o Caraguá Fly é só falar com o próprio Samuel, pelo telefone (12) 9 8142.0422 ou através do e-mail [email protected].

Curso para voos solo

Agora, se você quer aprender a voar em Caraguatatuba e depois ganhar asas por todo país, o curso é ideal. Para isso é muito importante que um iniciante procure por uma escola especializada nestas modalidades e credenciada. Os principiantes terão o apoio integral da escola, inclusive, os equipamentos como a asa, arreio, mosquetão, capacete, entre outros.

A escola ensina a usar o equipamento, muito importante principalmente para segurança durante os voos solos que virão a seguir do aprendizado inicial. A quantidade de aulas para aprender a voar, depende diretamente do desempenho individual, ou seja, cada aluno tem seu tempo de aprendizado, de acordo com as escolas, a média é de 15 aulas práticas.

Tanto o aprendizado quanto o dia certo para voar também depende diretamente das condições climáticas, como a maioria das práticas esportivas outdoors. Caraguá é uma cidade que conta com o clima favorável o ano todo, outros pontos de voo nem sempre tem esta sorte.

As aulas práticas se iniciam no Morrinho Shibata, depois passam para o Morrinho da Martin de Sá, e então, por último Morro Santo Antônio, com 350 metros de altura onde acontecem Voos de Batismo. Quem concluiu o curso recebe Carteira de Piloto Nível I, que viabiliza voar por todo país.

Melhor época: o ano todo

Acesso: A partir da Rodovia Rio-Santos. Acesso pavimentado até rampa Sul, mais 100 metros de estrada terra batida, íngreme até rampa leste. Um ponto de referência para localizar o morro é o Fórum de Caraguatatuba, o morro situa-se em frente ao Fórum.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados