Entre em nosso grupo
2
Entre as praias estão a Ilha do Tamanduá, Martim de Sá, Capricórnio, Mococa e Cocanha, além da vizinha mais famosa, Massaguaçu Por Patrícia Rosseto Do Litoral Norte
07/09/2018 às 17:00
Continua depois da publicidade
Caraguatatuba têm excelentes praias para a pesca esportiva, inclusive cenários de competições, são as consideradas as melhores praias para pesca de arremesso do litoral paulista, como a Ilha do Tamanduá, as Praias de Martim de Sá, Capricórnio, Mococa e Cocanha, a vizinha e mais famosa, Massaguaçu, praia de tombo a apenas 8 km do Centro do município, apesar de ter tudo a mão no próprio bairro, à beira da Rodovia, sentido de Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Quem deseja, pode lá se hospedar que terá todos os serviços, uma estrutura completa para te atender. Além disso é iluminada em toda sua extensão, o que facilita bastante a pesca noturna.
Nestas praias podem ser praticadas algumas modalidades de pesca, como a pesca de costão, que é realizada nas pedras. Lá você encontra as iscas, que são as baratinhas, mexilhões e saguaritás. São pescadas Garoupas frequentemente desta forma.
Na praia, geralmente se usa o meio dela para a pesca de arremesso, as iscas podem ser encontradas também naturais, na mesma praia, pequenos peixes, moluscos e crustáceos como sarnambis, tatuíras e marias-farinha. Ainda no meio da Massaguaçu há um quiosque que vende iscas como corruptos e camarões.
Continua depois da publicidade
No Centro, na Praia do Camaroeiro vende o camarão sete-barbas fresquinho, você compra das mãos dos pescadores.
Peixes para pescar
Em Caraguatatuba você encontra espécies diversas, inclusive peixes de grande porte, como: garoupas, robalos, cações, corvinas, betaras, pampos, baiacus, bagres e arraias.
Continua depois da publicidade
Material de Pesca
Caniços entre 3,60 e 4,25m, linha 0,20mm com arranque 0,45mm.
Caso queira peixes menores, pode utilizar caniços com medidas entre 2,70 e 3,30m, linha 0,16mm, arranque 0,28mm e molinete pequeno e anzol entre o 6 e 8 do modelo maruseigo.
Continua depois da publicidade
Esporte e mergulho
Em Caraguatatuba há diversos pontos de mergulho, porém as ilhas do Tamanduá e Cocanha são as mais procuradas por praticantes de mergulho livre devido suas incríveis belezas, sua fauna e flora marinha exuberante, com formações rochosas submersas e muitos parcéis.
Ilha da Cocanha
Continua depois da publicidade
Em frente à Praia da Cocanha, é uma pequena ilha com Mata Atlântica no oceano.
O acesso de barcos pode ficar por conta de embarcações na própria Praia da Cocanha, para saber mais só no Rancho dos pescadores com fácil acesso na própria praia da Cocanha.
A Ilha da Cocanha tem uma praia pequena, onde turistas podem partir para seus mergulhos.
Continua depois da publicidade
Também há outra aventura, uma caminhada tranquila que leva a um antigo casarão dali.
Bird Watching, por ter uma floresta com cobertura ainda nativa, pássaros típicos da região visitam e abrigam o local, como: bem-te-vis, gaviões, tiés sangue, uma delícia para observadores de aves e fotógrafos.
Ilha do Tamanduá
Continua depois da publicidade
Esta ilha aqui é destaque nesta matéria, pois é procurada tanto para pesca quanto para mergulho! A Ilha do Tamanduá é conta com belezas naturais que saltam aos olhos. Além de ser a maior ilha de Caraguatatuba.
Para mergulho livre têm muitos parcéis e rochas submersas, com uma variedade incrível e diversa de fauna e flora marinhas.
Em feriados e temporadas há passeios de escuna, barco ou até moto aquática, assim como também o aluguel destes transportes, vale checar os aluguéis que são realizados nas Praias Tabatinga, Mococa, Massaguaçu e Martin de Sá.
Continua depois da publicidade
Lá, não há infraestrutura, então, se prepare, levando água, lanches leves, protetor solar e repelente de insetos. Use roupas adequadas para seu conforto e segurança.
Operadoras de mergulho
Quer uma mãozinha ou aulas? Procure uma operadora de mergulho e conheça os planos que ela pode oferecer!
Continua depois da publicidade
Proteção
Use protetor solar e leve repelentes de insetos e, não se esqueça, em qualquer situação traga seu lixo com você. Use roupas adequadas para seu conforto e segurança.
Deixe apenas pegadas e, de lá não traga nada além de fotos, nem uma concha deve ser trazida, que além de ser protegida também por lei federal, desequilibra o sistema ambiental do local e você não quer isso para seus filhos, netos, não é? Legal!
Continua depois da publicidade
Preservar a natureza é obrigação de todos!
Outra situação que sempre lembramos, se sentir a necessidade de uma guia para o passeio, contrate sempre um guia local, onde estiver, ele conhece as condições climáticas, da maré, as histórias, lendas e a biodiversidade, podendo agregar não apenas riqueza ao passeio como segurança.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade