A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 13 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Aeroporto terá análise técnica concluída em 10 dias

Após a conclusão, a Prefeitura de Guarujá vai realizar uma audiência pública para debater com a população da cidade a implantação do projeto Por Diário do Litoral De Santos

27/09/2018 às 20:13

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, informou ontem que a análise técnica para a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano deve ser concluída na próxima semana, antes mesmo das eleições gerais no País.

Continua depois da publicidade

A SAC garantiu que após a conclusão da análise técnica, a entidade já poderá informar detalhes acerca do modelo de concessão sugerido, prazo, forma de pagamento, viabilidade do projeto etc.

Na última sexta-feira, a Prefeitura de Guarujá, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário, enviou à SAC a minuta do edital. Com a análise feita em Brasília, a Prefeitura vai realizar uma audiência pública para debater com a população a implantação do projeto.

Já sobre a proposta do Governo do Estado para assumir as obras do Aeroporto do Guarujá, a Prefeitura informa que ela está em estudo junto aos técnicos do Departamento de Aviação Civil do Estado de São Paulo (Daesp).

Continua depois da publicidade

A SAC disse ainda que recebeu de Guarujá o projeto de concessão do aeroporto, o qual será analisado em conformidade com o Plano Geral de Outorgas da pasta ministerial, cujas diretrizes encontram-se previstas no art. 12, §1º da Portaria 183, de 14 de agosto de 2014.

Com a liberação em mãos, o Guarujá pode explorar o aeroporto por meio de concessão à iniciativa privada, mediante prévia e expressa anuência do Ministério, como previsto no Decreto nº 7.624/2011.

Azul

Continua depois da publicidade

A empresa Azul Linhas Aéreas pretende inaugurar o aeroporto com uma rota Guarujá-Rio de Janeiro. Ela vai utilizar os aviões turboélices ATRs, com 70 lugares, mas com o sucesso do empreendimento eles poderão ser trocados por aeronaves maiores, os E-Jets.

Posteriormente, a Azul vai incluir as rotas Belo Horizonte e Curitiba. DE acorco com o executivo Marcelo Bento, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o segundo maior hub da Azul. A empresa liga a capital mineira com mais de 40 cidades, sendo duas delas internacionais: Buenos Aires, na Argentina, e Orlando, nos Estados Unidos. O mesmo acontece com o aeroporto de Curitiba. De lá, os passageiros têm rápido acesso a diversas cidades do Sul do Brasil.


*Matéria produzida por Glauco Braga

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados