Entre em nosso grupo
2
No estado de São Paulo, 400 mil títulos eleitorais foram cancelados para as eleições deste ano Por Nely Rossany De São Paulo
03/10/2018 às 14:15
Continua depois da publicidade
Cerca de vinte mil eleitores de Embu das Artes, na Grande São Paulo, tiveram seu título de eleitor cancelado por falta de biometria e não poderão ir às urnas neste domingo, dia 7 de outubro. O cadastramento biométrico é obrigatório para votar em 100 cidades do estado neste ano. Embu das Artes e Guarulhos são os únicos municípios da Grande São Paulo com a obrigatoriedade.
Continua depois da publicidade
Em todo o estado de São Paulo, 400 mil títulos eleitorais foram cancelados. Em Guarulhos, 148 mil eleitores tiveram os títulos cancelados por não realizarem o recadastramento e não poderão votar. Em outras 21 cidades do estado o cadastramento é híbrido, ou seja, basta o eleitor apresentar um documento com foto ou se preferir pode usar a biometria.
O eleitor só pode efetuar a regularização após o segundo turno, no dia 5 de novembro. Embu das Artes tem aproximadamente 182 mil eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e uma população estimada em 270 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Biometria
Continua depois da publicidade
A biometria tem como objetivo evitar fraudes e dar mais segurança nas eleições. Na hora de votar o eleitor é identificado através de suas impressões digitais, assim ninguém poderá votar no seu lugar. No Brasil, outros serviços como a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.
Os dados biométricos são coletados através de um escâner de alta definição. São coletados dados de todos os dez dedos da mão, mas apenas um é utilizado para identificar o eleitor no momento da votação.
A coleta das digitais dura poucos segundos. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade