A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 08 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Inglesas dos trópicos

A Triumph com sede na cidade de Hinckley, no condado de Leicestershire, alcançou 25 mil motos montadas na sua unidade industrial na Zona Franca de Manaus, no Amazonas Da Reportagem De São Paulo

23/02/2019 às 19:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Triumph está em festa. A marca inglesa com sede na cidade de Hinckley, no condado de Leicestershire, alcançou 25 mil motos montadas na sua unidade industrial na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, e isso é um bom motivo para comemoração. Inaugurada em outubro de 2012, a “Fábrica 6”, como é chamada pelos próprios empregados da empresa, conseguiu manter produção regular durante os primeiros seis anos de operação. Um feito que deve ser celebrado porque, nesse período, o mercado brasileiro de motocicletas enfrentou quedas sucessivas de vendas. O volume de motos produzidas nas linhas de montagem manauaras é praticamente o mesmo das vendas no mercado nacional, o que também demonstra uma boa sintonia entre a fábrica e a demanda do consumidor local.

Continua depois da publicidade

A fábrica prevê montar em 2019 um total de 4.950 unidades. Se atingida, essa meta representará um crescimento em torno de 10% sobre o volume alcançado no ano passado. Nas linhas de montagem em Manaus são produzidos atualmente 20 modelos das famílias Bonneville, Tiger e Street Triple. Até o fim deste ano, a Triumph ampliará seu portfólio nacional com mais três modelos “made in Brazil”: Speed Twin, Bobber Black e Scrambler 1200, todos da família Bonneville, dentro do segmento das clássicas, no qual a marca inglesa é referência mundial. Dos modelos atualmente oferecidos nas concessionárias Triumph no Brasil, apenas um é importado – a poderosa roadster Rocket III. Com seu motor de 2,3 litros com três cilindros, a custom fabricada na Inglaterra chega a impressionantes 22,5 kgfm de torque a 2.500 rpm e entrega 148 cavalos a 5.750 rpm.

A Fábrica 6 tem área construída de 2.946 m² e opera com 60 empregados. A atual capacidade de produção é de 7 mil motocicletas por ano e, desde sua inauguração, a unidade industrial recebeu cerca de US$ 13 milhões em investimentos. No início, a linha de montagem brasileira finalizava apenas sete motocicletas por dia, divididas entre os modelos Bonneville T100, Speed Triple e Tiger 800XC. Atualmente, esse volume chega a 30 motocicletas por dia.

Os 20 modelos Triumph montados em Manaus, dentro de suas respectivas famílias, são: Bonneville – T100 Black, Street Twin, Street Scrambler, T120, T120 Black, Bobber e Thruxton R –, Tiger – 800 XR, 800 XRx, 800 XRx low seat, 800 XCx, 800 XRt, 800 XCa, 1200 XR, 1200 XCx, 1200 XCa e Sport – e Street Triple – R e RS.

Continua depois da publicidade


*Por Sidney Levy, do Motonline, especial para a Agência AutoMotrix

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados