A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 07 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Alteração em paradas de ônibus gera reclamação de passageiros em SP

Linhas de ônibus que paravam no Metrô foram desmembradas, e, sem informações, passageiros ficaram confusos Por Bruno Hoffmann De São Paulo

30/07/2019 às 14:18

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A SPTrans, órgão da Prefeitura de São Paulo, alterou alguns pontos de paradas de ônibus que passam pela avenida Brigadeiro Faria Lima, entre a estação Faria Lima, da linha 4-Amarela do Metrô, e a avenida Rebouças, na zona oeste de São Paulo, no dia 20 de junho. Usuários relataram à reportagem da Gazeta que, na última semana, porém, não havia informações sobre as mudanças, o que causou confusão e atrasos dos passageiros.

Continua depois da publicidade

Um usuário que precisava pegar o Metrô Santa Cruz/Terminal Lapa (875C-10) disse que esperou pelo coletivo como de costume. Só depois que o ônibus passou direto que percebeu que poderia haver alguma alteração.

"Desci no ponto antes da Rebouças, como sempre faço para pegar a linha Santa Cruz. Porém, ele passou reto e não parou. No ponto havia a informação de que a linha ainda passava por lá. Ou seja, houve a alteração mas nenhuma informação foi passada para os passageiros", disse um estudante de 24 anos, que não se identificou.

A autônoma Rose dos Campos, de 58 anos, também criticou a mudança. "Eu achei essa alteração horrível. Prejudica o passageiro. Antes pegava o Santa Cruz no ponto da estação Faria Lima e depois de dias fui descobrir que ele agora só para no ponto depois da Rebouças. Precisa andar muito".

Continua depois da publicidade

Para a auxiliar administrativa Ingrid Martins, de 25 anos, as alterações do Vila Clara/Pinheiros (576-M-10) foi mais drástica, porque ele deixou de parar na estação Faria Lima para fazer o embarque e desembarque dois pontos adiante. "Antes eu saia do metrô e já pegava o ônibus. Agora preciso andar até o ponto final dele, que fica do outro lado, ou caminhar até o ponto seguinte", disse.

Todos reclamaram que as informações fixadas no ponto estavam desatualizadas até a última quinta-feira (25).

Contatada, a SPTrans informa que a mudança foi divulgada por meio das redes sociais e do site da SPTrans e de banners instalados nos pontos 1 e 2. "Além disso, fiscais estão nos locais diariamente para reforçar a orientação aos passageiros. Para melhorar a comunicação com o passageiro, a SPTrans já acionou a concessionária responsável para providenciar a instalação dos adesivos com as informações nos pontos citados", diz a nota.

Continua depois da publicidade

A SPTrans também afirma que desmembrou a parada Faria Lima, em frente à Estação Faria Lima do Metrô, com a intenção de agilizar o embarque e o desembarque dos passageiros e melhorar a fluidez do tráfego de ônibus. Segundo a instituição, antes da mudança 11 linhas parava nesse ponto, o que causava fluxo intenso nos horários de pico.

"Após estudos e testes, a SPTrans manteve 5 linhas parando nesse local, denominado 'Ponto 1', e outras 6 passaram a atender no 'Ponto 2', alguns metros à frente, na mesma calçada, na altura do número 854", informou.


*Com colaboração de Matheus Herbert

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados