Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Oceanos entram em lista de itens que colocam a vida na Terra em posição vulnerável | Zelch Csaba/Pexels
A Terra já rompeu em 2025 sete dos seus nove limites planetários, o que representa 77,8% do total. Esses indicadores medem se o planeta ainda opera em condições segurar para sustentar a vida.
Continua depois da publicidade
Em 2024, seis processos estavam confirmadamente em situação crítica. Ou seja, agora há um limite a mais perigosamente ultrapassado.
A constatação é de um estudo do Instituto Potsdam para Pesquisa sobre o Impacto Climático (PIK), que analisou os processos essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental na Terra.
Segundo o levantamento, um novo sinal de preocupação é que em 2025 a acidificação dos oceanos, que no ano passado estava “no limite”, entrou na lista dos processos que já ultrapassaram a fronteira de segurança.
Continua depois da publicidade
Caso não haja controle do aumento global da temperatura, a tendência é que aumente a frequência de desastres climáticos.
No estudo, os cientistas identificaram sete processos que já ultrapassaram níveis considerados seguros relacionados aos seguintes tópicos:
Já os dois processos que ainda não estão próximos de serem ultrapassados são:
Continua depois da publicidade
Esses limites planetários foram propostos em 2009 por Johan Rockström, que é o diretor do PIK.
Desde então, pesquisadores têm trabalhado para identificar e quantificar esses processos, numa forma de chamar atenção para a emergência climática.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade