Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ramon Corsini também ressaltou que há um diálogo constante com a Sabesp para buscar melhorias no sistema | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Os moradores de Itapecerica da Serra e parte de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, enfrentam dificuldades no abastecimento de água. Porém, o problema deve persistir por mais alguns dias.
Continua depois da publicidade
Em coletiva realizada nesta terça-feira (29/7), o prefeito de Itapecerica da Serra, Ramon Corsini, comentou sobre o retorno do abastecimento.
O abastecimento de água foi interrompido por conta de um rompimento em uma tubulação de grande porte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
No entanto, previsão é de que a manutenção fosse concluída até o último sábado (26/7), com o fornecimento de água sendo gradualmente normalizado ao longo de domingo (27/7). Enquanto isso, algumas regiões continuam com o abastecimento comprometido.
Continua depois da publicidade
A adutora danificada possui 600 milímetros de diâmetro, fica a quatro metros de profundidade em uma área de terreno instável e de difícil acesso, o que tem dificultado os trabalhos de reparo emergencial.
O prefeito também ressaltou que há um diálogo constante com a Sabesp para buscar melhorias no sistema de distribuição de água e saneamento básico.
"Desde o início do nosso mandato, temos mantido conversas frequentes com a companhia. Já houve várias reuniões e uma nova adutora está em construção para garantir uma segunda via de abastecimento, o que deve evitar novos problemas como o que estamos enfrentando agora", explicou.
Continua depois da publicidade
Para tentar reduzir os impactos, a Sabesp informou que redirecionou água de outro setor para atender parcialmente o bairro Campestre e que mais de 20 caminhões-pipa estão em operação para atender emergencialmente os bairros afetados.
A companhia afirma estar com cerca de 50 profissionais trabalhando ininterruptamente, 24 horas por dia, na tentativa de acelerar a conclusão do serviço.
Além disso, a Sabesp também trabalha em um plano de expansão da rede de distribuição e tratamento de água na cidade.
Continua depois da publicidade
Entre os bairros que começaram a receber melhorias está o Refúgio da Serra, que, segundo o prefeito, esperava por acesso à água há mais de 30 anos. "Essa é uma demanda histórica que começamos a resolver logo no início da gestão", destacou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade