A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Adeus, formigas: sumiço em ilha liga insetos a risco global

Espécies endêmicas do arquipélago de Fiji sofrem declínio populacional com a chegada do ser humano

Lucas Souza

15/10/2025 às 19:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Declínio populacional de insetos endêmicos é uma consequência da chegada do ser humano na ilha

Declínio populacional de insetos endêmicos é uma consequência da chegada do ser humano na ilha | Pexels (Ilustrativa)

As espécies endêmicas de formigas do arquipélago de Fiji, na Oceania, registraram um declínio populacional de 79% nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

A informação foi publicada em setembro, na revista Science, a partir de um estudo feito por cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, do Museu de Zoologia Comparativa de Harvard e da Universidade de Maryland.

O estudo explica que o declínio populacional de insetos endêmicos no arquipélago é uma consequência da chegada do ser humano e também serve como exemplo do impacto da ação humana sobre a biodiversidade em outras partes do mundo.

Embora foque nas formigas, a pesquisa também aborda a importância dos insetos endêmicos para os ecossistemas. Em Fiji, por exemplo, espécies nativas contribuem para o crescimento de pés de café na casca de árvores.

Continua depois da publicidade

"O fato de as espécies endêmicas estarem em declínio é motivo de grande preocupação, tanto para o futuro dessas espécies em Fiji quanto pela possibilidade de que seja um fenômeno muito mais generalizado, afetando outros tipos de insetos e outras ilhas", disse um dos entomologistas responsáveis pela análise, Evan Economo.

Além do ser humano

Segundo o estudo, a maior proporção de declínios ocorreu durante a colonização, o comércio global e a introdução de técnicas agrícolas modernas, todas associadas à chegada do ser humano.

No entanto, o “homem” nunca chega sozinho e traz, às vezes inconscientemente, outras espécies de insetos, ratos e outros organismos.

Continua depois da publicidade

Com isso em mente, o estudo também identificou um crescimento explosivo na população de formigas não nativas na ilha de Fiji, desequilibrando o ecossistema local.

"É provável que o aumento das espécies de formigas não nativas seja um dos fatores pelo qual as espécies endêmicas estão diminuindo como um grupo, juntamente com outras pressões", disse Economo.

A partir de agora, os pesquisadores pretendem descobrir se houve um declínio de outras espécies de insetos importantes em escala global.

Continua depois da publicidade

Sobre formigas

espécie mais antiga do inseto foi encontrada no Brasil. Trate-se de um fóssil de uma formiga-infernal, datada há cerca de 113 milhões de anos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados