Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Primeira experiência de Giorgio Armani como estilista veio na linha masculina da marca Nino Cerruti | Agência EFE/Folhapress
Morreu nesta quinta-feira (3/9), aos 91 anos, o estilista Giorgio Armani, um dos nomes mais influentes da moda mundial.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito pelo grupo Armani em comunicado oficial.
"O senhor Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração por seus funcionários e colaboradores, faleceu em paz, cercado por seus entes queridos. Incansável até o fim, ele trabalhou até seus últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções e aos muitos projetos em andamento e futuros”, diz a nota.
Natural de Piacenza, no norte da Itália, Armani nasceu em 11 de julho de 1934. Ele era filho de um contador, chegou a estudar medicina, mas não concluiu o curso.
Continua depois da publicidade
Passou pelo Exército antes de entrar no mundo da moda como comprador da loja de departamentos La Rinascente, em Milão.
Sua primeira experiência como estilista veio na linha masculina da marca Nino Cerruti. Incentivado por seu companheiro, Sergio Galeotti, fundou a Giorgio Armani em 24 de julho de 1975, poucos dias após completar 41 anos.
Armani ganhou reconhecimento ao desconstruir o terno masculino. Sua proposta, apresentada nos anos 1980, eliminava forros e enchimentos, aproximando o corte do corpo e priorizando o conforto, sem perder a sofisticação.
Continua depois da publicidade
O sucesso se expandiu para o guarda-roupa feminino, consolidando sua estética minimalista, rigorosa e funcional.
Reconhecido como “rei do casual chique”, Armani marcou a moda com discrição e pragmatismo, colaborando também com o cinema e vestindo celebridades como Julia Roberts.
“Ao longo dos anos, Giorgio Armani construiu uma visão que se expandiu da moda para todos os aspectos da vida, antecipando os tempos com extraordinária clareza e pragmatismo. Ele foi movido por uma curiosidade implacável e uma profunda atenção ao presente e às pessoas”, destacou o comunicado do grupo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade