Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vencedor de dois Oscars, referência no cinema e ativista | Reprodução/Instagram
O ator e cineasta premiado Robert Redford morreu aos 89 anos, conforme divulgado pela imprensa americana após confirmação de Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK, nesta terça-feira (16/9). Ele foi encontrado morto em seu rancho em Utah, e a causa da morte não foi divulgada.
Continua depois da publicidade
Em vida, Redford foi considerado um dos principais atores de Hollywood, sendo premiado com dois Oscars. Ele venceu como melhor diretor por "Gente como a Gente" (1980) e, posteriormente, levou um Oscar honorário em 2002 por ser considerado uma inspiração aos cineastas.
Ator consagrado desde os anos 1960, ele se destacou em clássicos como "Butch Cassidy" (1969), "Golpe de Mestre" (1973) e "Todos os Homens do Presidente" (1976). Ao longo da carreira, dividiu as telas com ícones do cinema, como Paul Newman, Jane Fonda e Meryl Streep.
Além da carreira no cinema, Redford se destacou como produtor e ativista. Foi ele quem criou o Instituto Sundance, que posteriormente deu origem ao Festival de Sundance. Hoje, o festival é considerado uma das maiores vitrines do cinema independente no mundo.
Continua depois da publicidade
O ator não era adepto a exposição e preferia viver recluso em um rancho isolado, em Utah. Ele foi um dos primeiros atores a ficar conhecido por seu ativismo ambiental, mesmo não gostando do rótulo "ativista".
Engajado em causas ambientais e sociais, o ator e diretor se consolidou como referência por unir sucesso artístico ao compromisso cultural e político, sendo reconhecido como um dos grandes nomes da sétima arte.
Redford anunciou sua aposentadoria da carreira de ator em 2018. Em "O Velho e a Arma", último filme que estrelou, ele interpretou Forrest Tucker, um assaltante em seus últimos dias de carreira.
Continua depois da publicidade
Ele deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e dois filhos do primeiro casamento com Lola Van Wagenen, Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford.
Um dos principais nomes da música instrumental brasileira, Hermeto Pascoal, morreu neste sábado (13/9), aos 89 anos, no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro. A confirmação da morte veio da própria família, por meio das redes sociais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade