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Cotidiano

Congonhas inaugura sala remota gigante e prepara aeroporto para 2028

Área passou de 1,4 mil m² para 3,3 mil m² e faz parte do plano de modernização do terminal

Monise Souza

05/08/2025 às 15:05

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Ampliação garante mais espaço entre os portões e uma nova oferta de serviços

Ampliação garante mais espaço entre os portões e uma nova oferta de serviços | Thiago Neme/Gazeta de São Paulo

O Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do Brasil, irá inaugurar uma sala de embarque remoto nesta quarta-feira (6/8), em São Paulo.

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A área passou de 1,4 mil metros quadrados (m²) para 3,3 mil m², mais do que o dobro da estrutura anterior, e faz parte do plano de modernização do terminal.

Aeroporto de Congonhas irá inaugurar nesta quarta-feira (6/8) com a entrega da nova sala de embarque remoto.
Aeroporto de Congonhas irá inaugurar nesta quarta-feira (6/8) com a entrega da nova sala de embarque remoto.
Nova sala tem 339 assentos, sendo 126 a mais do que havia anteriormente, e passa a ter marcas como Aerobook, A Saideira e Bluma, entre outras.
Nova sala tem 339 assentos, sendo 126 a mais do que havia anteriormente, e passa a ter marcas como Aerobook, A Saideira e Bluma, entre outras.
Com investimento de R$ 30 milhões, intervenção foi considerada necessária para melhorar a experiência dos usuários até a conclusão do novo terminal de passageiros.
Fotos: Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo
Com investimento de R$ 30 milhões, intervenção foi considerada necessária para melhorar a experiência dos usuários até a conclusão do novo terminal de passageiros. Fotos: Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

Embora não aumente o número de passageiros atendidos, a ampliação garante mais espaço entre os portões e uma nova oferta de serviços, incluindo 11 opções comerciais.

Com um investimento de R$ 30 milhões, a intervenção não fazia parte das obrigações contratuais da concessionária Aena, que administra o terminal desde 2023, mas foi considerada necessária para melhorar a experiência dos usuários até a conclusão do novo terminal de passageiros, prevista para junho de 2028.

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“A ampliação da sala remota foi pensada para atender melhor aos passageiros, proporcionando mais espaço, comodidade e serviços enquanto aguardam seus voos. Nosso compromisso é oferecer uma experiência cada vez mais agradável e eficiente para todos que passam por Congonhas”, afirma Kleber Meira, diretor-executivo da Aena.

Entrega da sala remota

A nova sala tem 339 assentos, 126 a mais do que havia anteriormente, e passa a ter marcas como Aerobook, A Saideira, Bluma, Farmais, Fuel, Heladeria Havana, Hot Dog Club, La Guapa, Loft, Nescafé e No Ar.

A reorganização também inclui mudanças na localização das paradas dos ônibus, que agora ficam em frente aos portões, facilitando o embarque dos 15 mil passageiros que utilizam o espaço diariamente.

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Esta entrega faz parte de um pacote de melhorias no aeroporto, com valor total de R$ 150 milhões. Estão incluídas ainda reformas de banheiros, melhorias no sistema de ar-condicionado, readequações de vias e intervenções estruturais em pistas e pátios.

Segundo Meira, a obra faz parte da estratégia de preparar o aeroporto para as transformações que ocorrerão até 2028.

“Nosso desafio é manter o aeroporto funcionando plenamente enquanto executamos a maior obra da história de Congonhas. As entregas que estamos fazendo agora, como a ampliação da sala remota, são fundamentais para reduzir os impactos durante esse período.”

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Novo terminal em 2028

O novo terminal, que será integrado ao edifício atual, terá mais que o dobro da área, que passará de 45 mil metros quadrados para 105 mil metros quadrados.

Serão 37 posições para aeronaves, sendo 19 com “fingers” (pontes de embarque) e 18 remotas. O projeto permitirá que cerca de 70% dos embarques sejam realizados por pontes. Segundo Meira, as obras já foram iniciadas e a previsão é que a nova área seja entregue em junho de 2028

O CEO da Aena também explica que a estrutura foi pensada para melhorar a operação e aumentar o conforto, sem necessariamente ampliar o número de passageiros.

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“Vamos sair de um tráfego de 23 milhões por ano para algo em torno de 29 a 30 milhões. Ou seja, mais do que dobrar a infraestrutura sem dobrar a demanda, o que significa mais espaço, mais serviços e uma operação mais eficiente.”

A nova configuração também abre caminho para voos internacionais dentro da América do Sul

Obras em andamento

Além da ampliação da sala remota, outras melhorias têm sido realizadas no aeroporto. Apesar das mudanças, as obras do Aeroporto de Congonhas já forçaram o aeródromo a reduzir o número de voos em dezembro do ano passado.

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No entanto, desde que assumiu a gestão, a Aena afirma que aumentou o número de canais de inspeção de 11 para 16, reformou banheiros, redesenhou áreas de acesso e instalou nova sinalização. Um novo bolsão, área destinada ao desembarque de aplicativos de transporte, foi criado para reduzir o trânsito no entorno.

Segundo Meira, esses investimentos parciais ajudam a alcançar as expectativas dos passageiros. “O maior desafio de Congonhas é executar uma obra dessa dimensão com o aeroporto funcionando. Sabemos que o usuário não vai esperar até 2028 para ver melhorias. Por isso, essas entregas parciais são essenciais.”

O diretor da Aena também destacou que Congonhas já opera com pontualidade superior a 85% e reduziu a troca de portões de embarque de 33% para 13% dos voos.

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“Congonhas é estratégico para a malha aérea do País. Não dá para parar o aeroporto. O que estamos fazendo é preparar uma transição organizada e segura, com entregas que melhoram a experiência agora, sem perder de vista o que vem pela frente”, finaliza Meira.

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