Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Equipamentos já existiam no terminal e foram conectados ao sistema municipal | Divulgação/Infraero
O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, passou a integrar 20 de suas câmeras de vigilância ao programa Smart Sampa, da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
Os equipamentos já existiam no terminal e foram conectados ao sistema municipal por serem compatíveis com a tecnologia de reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real. Ao todo, Congonhas possui mais de 600 câmeras em operação, dessas 20 foram incluídas no programa.
Segundo a administração municipal, o Programa Smart Sampa já reúne mais de 40 mil câmeras espalhadas pela cidade, entre equipamentos municipais e privados, instaladas em pontos estratégicos da cidade, em especial nas áreas de divisa com outras cidades. 91% dos moradores da capital paulista aprovam o programa.
As câmeras integradas estão instaladas apenas em áreas públicas, como saguões de embarque e desembarque e calçadas externas.
Continua depois da publicidade
As áreas restritas, localizadas após o controle de segurança, seguem sob monitoramento exclusivo da administração aeroportuária e não são compartilhadas com a Prefeitura de São Paulo.
A medida ocorre após casos recentes de furtos de bagagens no terminal. No último domingo (9/11), uma reportagem exibida pelo Fantástico mostrou a prisão de um homem de 65 anos suspeito de furtar malas em Congonhas e em Cumbica. A Polícia Civil investiga ao menos três meses de atuação.
Congonhas, administrado pela Aena Brasil, também iniciou as obras de ampliação e modernização. A expectativa é tornar o aeroporto mais moderno, seguro e eficiente.
Continua depois da publicidade
Com a integração ao Smart Sampa, a Prefeitura afirma que pretende reforçar a prevenção e facilitar a identificação de suspeitos e foragidos da Justiça.
Segundo a gestão municipal, desde o início da operação o programa auxiliou na prisão de mais de 3.500 pessoas em flagrante e na captura de mais de 2.300 foragidos.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a integração poderá ser expandida para outros aeroportos da capital, como o Campo de Marte. No caso do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a ampliação dependerá de negociação com a concessionária, já que o terminal fica em outro município.
Continua depois da publicidade
Criado em 2023, o Smart Sampa também é utilizado por polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET, SPTrans e Defesa Civil, além de realizar leitura de placas de veículos e geolocalização de viaturas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade