Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aeroporto passou por melhorias estruturais para viabilizar as operações internacionais | Divulgação/MPor
O Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, no interior de São Paulo, foi oficialmente autorizado a operar como aeroporto internacional dedicado à manutenção, reparo, importação e exportação de aeronaves.
Continua depois da publicidade
A decisão, publicada nesta terça-feira (15/7) pela Receita Federal no Diário Oficial da União, representa um novo marco para o terminal, já reconhecido globalmente como referência em manutenção de jatos executivos.
Com o processo de internacionalização iniciado em 2012, o aeroporto agora está apto a receber e enviar aeronaves do exterior diretamente para manutenção, sem depender de outros terminais para esse tipo de operação.
A autorização alfandegária tem validade inicial de 12 meses e é exclusiva para serviços de manutenção e comércio internacional de aeronaves, sem incluir voos comerciais de passageiros ou transporte de carga.
Continua depois da publicidade
"O setor é estratégico para a geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento do desenvolvimento regional. Nosso compromisso é manter um ambiente cada vez mais seguro, eficiente e competitivo", declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Nos últimos anos, o aeroporto passou por diversas melhorias estruturais para viabilizar as operações internacionais.
Entre as adaptações estão a criação de salas administrativas para órgãos aduaneiros, implantação de canal de inspeção com raio-x para bagagens, instalação de um posto da Polícia Federal para emissão de passaportes e reformas tanto no terminal de passageiros quanto em áreas operacionais.
Continua depois da publicidade
Sob gestão da Rede VOA, o terminal abriga empresas especializadas em manutenção de aeronaves executivas de diferentes portes, incluindo a Embraer, que tem forte presença no local.
Segundo Marcel Moure, CEO da concessionária, a conquista é resultado da colaboração entre diferentes entidades. "Foram anos de trabalho intenso que hoje culminam com essa conquista, fruto da atuação integrada da nossa equipe com a Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Anac e demais órgãos", afirmou.
Com a nova autorização, empresas como a United Airlines poderão contar com maior capacidade da Embraer para manutenção de suas aeronaves em solo brasileiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade