Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Construção do aeroporto já está no radar da cidade há mais de cinco anos | Divulgação/Infraero
O novo aeroporto internacional que será construído em Olímpia, conhecida como a 'Orlando Brasileira' no interior de São Paulo, já tem nome definido: Aeroporto Internacional da Região Metropolitana de São José do Rio Preto.
Continua depois da publicidade
De acordo com o processo em andamento na Câmara dos Deputados, talvez seja incluído “Benito Benatti” no nome do aeroporto.
O Conselho da Região Metropolitana de Rio Preto, que reúne 37 municípios e é presidido pelo prefeito de Rio Preto, coronel Fábio Candido (PL), aprovou, em reunião realizada no Parque Tecnológico na última segunda-feira (18/8), uma proposta apresentada pelo prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani (União Brasil), vice-presidente do colegiado.
Zuliani ainda destacou que, mesmo sendo em Olímpia, o aeroporto será de interesse coletivo para todas as regiões.
Continua depois da publicidade
“É uma infraestrutura que vai atrair eventos, investimentos e mercados, projetando o eixo Rio Preto–Olímpia como um novo polo de desenvolvimento para o Brasil”, afirmou durante a reunião.
José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, ressaltou a importância estratégica da obra durante a reunião.
“A região consolida sua identidade e se coloca como protagonista nacional em conectividade, turismo e inovação”, disse.
Continua depois da publicidade
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a construção do aeroporto de Olímpia é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o ministro, por ser considerada estratégica para o desenvolvimento do Estado.
A construção do aeroporto já é planejada pela cidade há mais de cinco anos. O terreno destinado à obra já foi adquirido pela Prefeitura de Olímpia.
Conforme o cronograma, o início da construção deverá ocorrer em 2026, com um investimento de R$ 500 milhões por meio do PAC.
Continua depois da publicidade
O projeto terá uma pista de 2,1 mil metros de extensão e a possibilidade de ampliação para 2,5 mil metros. Com essas condições, o aeroporto estará apto para operar voos nacionais e internacionais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade