Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Atualmente, o aeroporto, administrado pela Aena Brasil, passa por novas reformas de ampliação e modernização | Divulgação/Infraero
Localizado na zona sul de São Paulo, o Aeroporto de Congonhas, o mais antigo do Brasil em voos comerciais, completará 90 anos em 2026.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 12 de abril de 1936, teve sua primeira pista usada para voos experimentais e serviu como alternativa ao Campo de Marte, que enfrentava constantes enchentes.
Desde então, Congonhas passou por várias modificações e modernizações para atender ao aumento do tráfego aéreo.
De acordo com Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, o aeroporto é o único protegido pelo Patrimônio Histórico e Cultural.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o aeroporto, administrado pela Aena Brasil, passa por novas reformas de ampliação e modernização.
Com um investimento de R$ 2,4 bilhões, o projeto inclui a construção de um novo terminal de passageiros, que terá mais do que o dobro do tamanho atual, além de novas pontes de embarque e áreas comerciais de 20 mil metros quadrados (m²).
O novo terminal, que será integrado ao edifício atual, elevará a área de 45 mil m² para 105 mil m².
Continua depois da publicidade
Serão 37 posições para aeronaves, sendo 19 com “fingers” (pontes de embarque) e 18 remotas. O projeto permitirá que cerca de 70% dos embarques sejam realizados por pontes.
Segundo Meira, as obras já foram iniciadas e a previsão é que a nova área seja entregue em junho de 2028.
Na última quarta-feira (22/10), a Ambaar inaugurou uma das maiores salas VIP do Brasil e a maior da empresa no Aeroporto de Congonhas.
Continua depois da publicidade
O lounge foi aberto ao público no dia 24 de setembro e ocupa 1,1 mil m², com capacidade para 283 passageiros e um bar exclusivo, onde os drinques são preparados por bartenders.
Localizado próximo ao portão 8, o espaço recebeu um aporte superior a R$ 38 milhões, aplicado em infraestrutura, incluindo a criação de um marketplace, construção de subestação elétrica e ponte de ligação entre terminais.
O projeto foi viabilizado por meio de parceria entre a concessionária Aena Brasil, a Concessões e Participações BR (CPBR), a Ambaar e a Airport Dimensions.
Continua depois da publicidade
Segundo Giorgio Benza, vice-presidente da Airport Dimensions para a América Latina, Congonhas é um dos aeroportos mais estratégicos da região, e a inauguração representa a expansão da Airport Dimensions em São Paulo.
Já o diretor comercial da Aena Brasil, Juan José Sánchez, afirmou que o espaço foi desenvolvido em parceria com operadores que compartilham a visão de aprimorar a experiência do passageiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade