Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) registrou 14.094.849 passageiros no primeiro semestre de 2025 | Lalo de Almeida/Folhapress
Os aeroportos de São Paulo seguem como protagonistas da aviação nacional. Segundo o relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os terminais de Guarulhos e Congonhas lideraram o ranking de movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2025.
Continua depois da publicidade
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) registrou 14.094.849 passageiros, o que representa 28,73% de todos os embarques e desembarques realizados no País no período. Já o Aeroporto de Congonhas (CGH), também na capital paulista, movimentou 11.515.675 passageiros, com 23,47% de participação.
A região sudeste se manteve a frente no cenário da aviação brasileira, concentrando mais da metade de toda a movimentação aérea nacional.
Agora, o Estado se prepara para receber o primeiro aeroporto internacional do interior paulista. Conhecida como a “Orlando brasileira”, Olímpia, a 430 quilômetros da capital paulista, ganhará um aeroporto internacional.
Continua depois da publicidade
Além dos aeroportos paulistas, o sudeste também conta com desempenhos de Confins, em Minas Gerais, com 5,9 milhões de passageiros (12,15%), Campinas, no interior do Estado, com 5,6 milhões (11,58%), Galeão, com 5,3 milhões (10,94%), e Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro, com 2,9 milhões (6,01%).
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números reforçam a importância estratégica do Sudeste para a economia brasileira.
“Nosso compromisso é manter essa engrenagem em pleno funcionamento, investindo em infraestrutura moderna, que conecte regiões e impulsione o desenvolvimento do país”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, apenas um aeroporto brasileiro está entre os 10 melhores do mundo em 2025. O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek (BSB) conquistou a 4ª colocação no ranking AirHelp Score referente a este ano.
Além da forte movimentação doméstica, os aeroportos do sudeste concentram quase todas as operações internacionais do País. Guarulhos é o principal hub brasileiro para destinos no exterior, com 68,45% de participação no mercado internacional.
Foram mais de 7,8 milhões de partidas e chegadas internacionais registradas no terminal entre janeiro e junho de 2025.
Continua depois da publicidade
Esse cenário consolida São Paulo e a região Sudeste como pontos centrais da aviação brasileira, tanto para o transporte de passageiros nacionais quanto para as conexões internacionais, turismo, comércio e negócios.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade