Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Focos de incêndio se intensificam e exigem atenção dos motoristas | Divulgação/PRF
A concessionária Sorocabana enviou um alerta nesta sexta-feira (22/8) aos motoristas sobre os riscos de queimadas nas rodovias de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Com o aumento dos ventos e a chegada do período da estiagem na região, os focos de incêndio se intensificam e exigem atenção dos motoristas.
Desde o dia 30 de março, a concessionária registrou 69 focos de incêndio em seus trechos.
As causas são variadas, desde o descarte irresponsável de pontas de cigarro até queimadas intencionais em áreas próximas aos centros urbanos.
Continua depois da publicidade
Para enfrentar esse desafio, a Sorocabana conta com o apoio da plataforma SMAC, desenvolvida pela Climatempo.
A ferramenta permite o monitoramento em tempo real de focos de incêndio e plumas de fumaça, utilizando dados de satélites e de georreferenciamento.
Durante o período de queimadas, caminhões-pipa são posicionados estrategicamente para conter focos rapidamente.
Continua depois da publicidade
Viaturas e guinchos estão equipados com abafadores, e as equipes são treinadas para combater incêndios de menor porte. Em casos mais graves, o Corpo de Bombeiros é acionado.
No entanto, caso o motorista se encontre próximo a um foco de incêndio, é essencial reduzir a velocidade e manter a cautela ao trafegar por áreas com fumaça.
A fumaça nas rodovias compromete a visibilidade e pode provocar acidentes, inclusive durante o dia. Por isso, ao identificar sinais de queimadas, o motorista deve:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade