Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tempestades solares põe em risco as comunicações na Terra | Divulgação/Nasa
Uma série de tempestades solares extremas podem acontecer ainda em 2025, o que aumentaria consideravelmente o risco de um apagão em escala mundial.
Continua depois da publicidade
Em 2024, entidades científicas se mostraram temerosos em relação a uma gigantesca tempestade solar que poderia causar uma queda da internet durante meses. Nada ocorreu nada de mais sério, porém. O alerta permaneceu para este ano.
De acordo com o professor Peter Becker, da Universidade George Mason, dos Estados Unidos, em entrevista dada no ano passado, uma tempestade solar poderia causar uma "apocalipse da internet".
O docente também afirmou que o ser humano ainda não conhece os impactos de uma tempestade solar em dispositivos tecnológicos mais recentes.
Continua depois da publicidade
Segundo o jornal O Povo, esse fenômeno é causado por explosões solares que lançam massa coronal (EMC) em direção à Terra, afetando o campo magnético do planeta.
O portal Aventuras na História destacou que neste mês uma abertura significativa na superfície solar, com dimensões de 500 mil quilômetros, liberou uma intensa corrente de vento solar que alcançou a Terra.
O impacto deste fenômeno ocorreu três dias depois, resultando em uma forte tempestade geomagnética nas regiões do hemisfério norte.
Continua depois da publicidade
O material proveniente dessa "borboleta solar" provocou auroras impressionantes, visíveis em latitudes que normalmente não apresentam esse espetáculo natural.
Durante uma emissão de EMC, ocorrem enormes erupções de gás ionizado a temperaturas elevadas, originadas na coroa solar. Esse gás atinge o campo magnético da Terra e pode provocar tempestades geomagnéticas, prejudicando as comunicações e as instalações elétricas.
Atividades solares de grande magnitude, explicou o professor, podem prejudicar a tecnologia mundial, incluindo a rede elétrica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação.
Continua depois da publicidade
Os danos a esses sistemas podem não ser reparados por meses e a humanidade sofrerá um "apagão" da internet. O fenômeno, porém, pode se dirigir a outra direção do espaço que não a Terra, sem causar danos à humanidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade