Entre em nosso grupo
2
Técnica é utilizada em países como Alemanha, Itália e Uruguai; aplicativo mostrará e alertará o usuário quando estiver próximo a um infectado
31/07/2020 às 14:37
Continua depois da publicidade
Novas regras têm o objetivo de trazer mais segurança aos usuários | Kote Baeza/Pexels
O Ministério da Saúde vai lançar nesta sexta-feira (31) uma atualização para o aplicativo Coronavírus SUS. A nova atualização rastreará e alertará a proximidade e o contato com pessoas infectadas pela doença.
Continua depois da publicidade
Esta atualização já é utilizada em países como Alemanha, Itália e Uruguai. No entanto, a função só será ativada com a autorização do usuário ao habilitar a funcionalidade “notificação de exposição” nas configurações.
De acordo com nota divulgada pelo ministério, as pessoas geolocalizadas receberão um alerta se estiverem próximas a outras pessoas que informaram estar infectadas pela Covid-19.
O aplicativo não vai identificar o infectado, apenas mostrará a proximidade da pessoa que informou ter contraído a doença nos últimos 14 dias.
Continua depois da publicidade
Cadastro
Para realizar o cadastro, o usuário deverá validar a informação com o diagnóstico positivo. Segundo o ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos”.
De acordo com o órgão, cerca de 10 milhões de brasileiros têm o aplicativo no celular e a expectativa é que tenha um aumento de 30% no uso após a atualização.
Continua depois da publicidade
O aplicativo Coronavírus SUS está disponível para todos os aparelhos Android (no Google Play) e para iOS (na App Store).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade