Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nesta edição, o prêmio recebeu 109 inscrições de projetos de 20 estados brasileiros | Divulgação
O Aquário de Ubatuba, no litoral de São Paulo, foi um dos destaques do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, reconhecimento que reforça o município como referência nacional em turismo responsável.
Continua depois da publicidade
A iniciativa representou o litoral norte paulista entre 56 projetos selecionados por práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo impacto positivo nos territórios onde atuam.
Nesta edição, o prêmio recebeu 109 inscrições de projetos de 20 estados brasileiros, distribuídos em três categorias: Experiência/Produto, Gestão/Governança e Comunidades Locais.
O Instituto Argonauta, responsável pelo Aquário, integrou o grupo de 30 semifinalistas da categoria Experiência/Produto, ao lado de iniciativas do Pará, Maranhão, Amazonas e Minas Gerais, mostrando a relevância do trabalho desenvolvido em Ubatuba.
Continua depois da publicidade
O Aquário de São Paulo é o maior da América Latina e abriga mais de 3 mil animais de 300 espécies diferentes. Com um tanque gigante de dois milhões de litros de água e ambientações temáticas, o local é um passeio imperdível para quem ama vida marinha.
O Aquário de Ubatuba foi vencedor na categoria Gestão/Governança, que reconhece instituições e empresas que adotam políticas, práticas e processos capazes de fortalecer destinos turísticos e orientar o setor para modelos mais responsáveis e sustentáveis.
Promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o prêmio valoriza iniciativas que contribuem para a sustentabilidade ambiental, social e econômica do turismo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a organização, 98% dos projetos inscritos impactam diretamente comunidades locais, 95% influenciam o comportamento de turistas e 86% promovem melhorias ambientais e para colaboradores.
Criado como a primeira premiação do mundo com chancela da Organização Mundial do Turismo, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e do Ministério do Turismo.
Em 2025, além do Aquário de Ubatuba, também foram premiados na categoria Gestão/Governança os projetos BeFly – Vai Voando, Estrela Sustentável – Estrela do Formoso, Pacto pelo Mundo Amarante – MV4 Serviço de Hospitalidade e Hub Sertões Sustentável – Instituto Sertões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade