A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 12 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Arranjos florais são opções de renda extra para aposentados; saiba como faturar

Com baixo investimento em matéria-prima e cerca de 20 horas para aprender a técnica, diversas novas artistas florais faturam acima de 10 mil reais mensais

Leonardo Sandre

04/04/2023 às 16:34  atualizado em 04/04/2023 às 17:18

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A artista floral Cris Marcante

A artista floral Cris Marcante | Divulgação

Seja porque a aposentadoria não é suficiente para cobrir as despesas e proporcionar uma vida confortável ou porque há tempo livre e orientação médica para atividades terapêuticas, desenvolver a habilidade de criar arranjos florais artificiais pode ser uma ótima opção, especialmente para quem tem acima de 65 anos.

Continua depois da publicidade

Com baixo investimento em matéria-prima e cerca de 20 horas utilizadas para aprender a técnica para fazer as criações, diversas novas artistas florais estão faturando acima de 10 mil reais mensais. Além do reforço no orçamento doméstico, é uma forma de ocupar o tempo livre de uma maneira lúdica, que faz bem para o corpo e para a mente.

A artista floral Cris Marcante, criadora do método Sublime Arranjo, conta que houve um aumento de mais 40% de alunas nessa faixa etária desde o último trimestre de 2022. E com resultados incríveis. “São mulheres que procuram um hobby leve, ligado a atividades manuais (que elas adoram!) e acabam encontrando, atém de uma verdadeira terapia em forma de arte, uma fonte poderosa de renda”, explica.

“Como ela aprende a criar arranjos do zero, a melhorar arranjos que já existem, a harmonizar ambientes e até mesmo a precificar, o que era para ser o lazer acaba se tornando uma profissão agradável e altamente rentável”.

Continua depois da publicidade

Depoimentos

Ana Embelina, de 67 anos, é professora aposentada. Até dezembro de 2022 nunca havia feito um arranjo floral em sua vida. Hoje, já está perto de transformar parte da família em equipe: “Eu agora ganho muito mais do que meu salário como professora. Eu não gasto 8 minutos pra fazer um arranjo. Faço arranjos brincando!”, conta.

“Meu filho, que é advogado, disse que no começo achou que era brincadeira. Em apenas três meses tenho tantas encomendas que agora ele já quer mudar de negócio e vir trabalhar comigo! Eu entrei no curso brincando e hoje estou amando! Em menos de 3 meses faturei 30 vezes o valor que investi para aprender a fazer arranjos”, complementa Ana.

Continua depois da publicidade

Até mesmo quem já trabalhava como artista floral, ao conhecer a técnica Sublime Arranjo, turbinou o faturamento., segunda afirma a equipe de Cris. Neuzinha (Maria Soares), também tem 67 anos e há dois trabalha nesse segmento. Ao contar sobre sua jornada, relata: “Comecei fazendo arranjo na casa das amigas gratuitamente. Quando eu me senti segura, depois de aprender as técnicas corretas, passei a cobrar mão de obra apenas. Meus primeiros arranjos custavam cerca de 300 reais. Hoje, chego a faturar de 6 a 8 mil reais”. O ápice do faturamento foi em dezembro do ano passado. “Só em dezembro eu vendi 10 mil reais. Eu nunca havia vendido tanto. Com a Cris Mercante, aprendi que é possível trabalhar em casa, cuidar de filho, de marido, de tudo e ainda fazer arranjo e ser bem remunerada por isso”, comemora Neuzinha.

Incentivo

Diante de depoimentos como estes, Cris Marcante afirma ter um incentivo extra para continuar seu trabalho no Instagram. “Comecei a ensinar para desenvolver uma habilidade em quem gosta de flores e plantas. Hoje, percebo que tenho o privilégio de ajudar a mudar vidas! Pessoas tem mais qualidade de vida, trabalham com uma atividade leve, prazerosa, desenvolvida rapidamente e altamente lucrativa. É muito gratificante o meu trabalho, que acabou se tornando uma missão de vida.”, finaliza.

Continua depois da publicidade

Quem é Cris Marcante?

Cris Marcante é decoradora, artista floral e empresária. Proprietária da Marcante Espaço Decor, uma referência nacional no mercado de arranjos e decorações.

Uma das artistas florais mais conceituadas do País, foi ganhadora da etapa gaúcha do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (2014) e vice-campeã nacional em 2015, com mais de 11 mil inscritas.

Continua depois da publicidade

O sonho de infância de Cris era ser empresária no ramo de decoração. Desde 2006 se dedica à arte de montar e vender arranjos de flores artificiais. Rapidamente viu seu negócio decolar e hoje a montagem e envio dos arranjos para todo o Brasil corresponde a 70% do seu faturamento.

Além disso, Cris tem mais de 2 mil alunos no Brasil e no exterior, que também aprenderam como criar arranjos florais artificiais e faturam entre 3 e 8 mil reais mensais iniciais com essa habilidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados