Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Artemis 2 testará os sistemas da nave, sem pousar na Lua, para viabilizar a Artemis 3 | Nasa
A NASA anunciou, nesta terça-feira (23/9), que antecipará a Artemis 2, missão de reconhecimento e estudo na órbita da Lua, para fevereiro de 2026. O prazo inicial era abril do mesmo ano.
Continua depois da publicidade
O hiato de 50 anos desde a última missão tripulada da NASA à Lua chegará ao fim após quatro astronautas, três americanos e um canadense, partirem para dar uma volta ao redor do maior satélite da Terra.
A Artemis 2 testará os sistemas da nave, sem pousar na Lua, a fim de viabilizar a Artemis 3, missão tripulada prevista para 2027.
Segundo Lakiesha Hawkins, o objetivo da NASA é acelerar os preparativos para o lançamento poder ocorrer possivelmente no início de fevereiro.
Continua depois da publicidade
A administradora ainda acrescentou que a primeira janela de lançamento da missão estará marcada para o dia 5 de fevereiro de 2026.
Os astronautas serão transportados da Terra à Lua, em uma viagem de cerca de 384 mil km, pela cápsula Orion.
A nave partirá do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, dará uma volta em torno da órbita lunar e retornará à Terra, com pouso no Pacífico Leste.
Continua depois da publicidade
Na órbita da Lua, os astronautas estudarão os efeitos do espaço na saúde humana, por meio da análise de sangue e saliva dos tripulantes, segundo informações da NASA.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade