Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aeronave caiu na área da Fazenda Barra Mansa, local onde ocorreram as gravações da novela Pantanal | Reprodução/Redes Sociais
Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na noite desta terça-feira (23), em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Continua depois da publicidade
O acidente ocorreu na área da Fazenda Barra Mansa, onde foram feitas as gravações da novela Pantanal, da TV Globo.
Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros, dono da aeronave.
As causas da queda ainda serão investigadas.
Continua depois da publicidade
Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo.
Ele desenvolveu o conceito "cidades esponja", projetadas para absorver grandes volumes de água.
Yu também atuava como consultor do governo chinês e executou projetos em mais de 70 cidades, que passaram a conseguir lidar com volumes de chuva superiores aos registrados no Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2024.
Continua depois da publicidade
Segundo a revista Fapesp, em seus projetos premiados, Yu adotava soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e utilizar águas fluviais e pluviais, em vez de escoá-las rapidamente das áreas urbanas.
Ele era graduado pela Universidade Florestal de Pequim e doutor pela Universidade Harvard.
Segundo a Comissão de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Yu deveria participar da Bienal de Arquitetura e visitar o Pantanal sul-mato-grossense para conhecer a região.
Continua depois da publicidade
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era diretor especializado em documentários e projetos de não-ficção. Desde 2007, atuava na Olé Produções e em parcerias com outras produtoras.
Entre seus trabalhos recentes estão a direção da série indicada ao Emmy Internacional “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia” (4 × 48′) para WBD/HBO, e da série “To Win or To Win” (7 × 48′) para MBC/Shahid, sobre o Al Nassr FC.
Na Olé Produções, Ferraz produziu e dirigiu o documentário “Paisagem Concreta” (70′), sobre o arquiteto Álvaro Siza e sua relação com o Brasil, exibido em festivais nos EUA, Canadá, Brasil, Suécia e Coreia do Sul.
Continua depois da publicidade
Ele também foi diretor-geral da série “Algo no Espaço”, que aborda artistas e escultores contemporâneos brasileiros.
Rubens Crispim Jr., nascido em São Paulo, era formado em Artes Plásticas pela ECA-USP (2002) e atuava como documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Em 2006, venceu o reality show “Projeto 48”, do canal TNT, e lançou o curta-metragem “Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.
Ao longo de sua carreira, Crispim dirigiu e fotografou documentários, séries, fashion-films e filmes de arte. Ele fundou a produtora Poseídos, ativa há quase duas décadas. Trabalhou para canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 01, TV Globo, TV Cultura e a plataforma Cultura em Casa.
Continua depois da publicidade
Entre seus projetos recentes estão o filme “Segue o Baile Bixiga 70”, exibido em festivais como IN-Edit Brasil 2019 e Mimo Festival, disponível no Canal Brasil e em plataformas VOD como NOW e Amazon Prime.
Entre 2019 e 2023, coordenou o departamento de audiovisual da organização Amigos da Arte. Desde 2021, dirigia e fotografava os documentários das exposições da Pinacoteca de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade