A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 24 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Avião cai e mata estrela da arquitetura e dois cineastas

Acidente aconteceu na área da Fazenda Barra Mansa, onde foi gravada a novela Pantanal

Hebert Dabanovich

24/09/2025 às 08:25  atualizado em 24/09/2025 às 08:32

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Aeronave caiu na área da Fazenda Barra Mansa, local onde ocorreram as gravações da novela Pantanal

Aeronave caiu na área da Fazenda Barra Mansa, local onde ocorreram as gravações da novela Pantanal | Reprodução/Redes Sociais

Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na noite desta terça-feira (23), em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Continua depois da publicidade

O acidente ocorreu na área da Fazenda Barra Mansa, onde foram feitas as gravações da novela Pantanal, da TV Globo.

Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros, dono da aeronave.

As causas da queda ainda serão investigadas.

Continua depois da publicidade

Arquiteto criador da 'Cidade Esponja'

Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo.

Ele desenvolveu o conceito "cidades esponja", projetadas para absorver grandes volumes de água.

Yu também atuava como consultor do governo chinês e executou projetos em mais de 70 cidades, que passaram a conseguir lidar com volumes de chuva superiores aos registrados no Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2024.

Continua depois da publicidade

Segundo a revista Fapesp, em seus projetos premiados, Yu adotava soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e utilizar águas fluviais e pluviais, em vez de escoá-las rapidamente das áreas urbanas.

Ele era graduado pela Universidade Florestal de Pequim e doutor pela Universidade Harvard.

Segundo a Comissão de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Yu deveria participar da Bienal de Arquitetura e visitar o Pantanal sul-mato-grossense para conhecer a região.

Continua depois da publicidade

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era diretor especializado em documentários e projetos de não-ficção. Desde 2007, atuava na Olé Produções e em parcerias com outras produtoras.

Entre seus trabalhos recentes estão a direção da série indicada ao Emmy Internacional “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia” (4 × 48′) para WBD/HBO, e da série “To Win or To Win” (7 × 48′) para MBC/Shahid, sobre o Al Nassr FC.

Na Olé Produções, Ferraz produziu e dirigiu o documentário “Paisagem Concreta” (70′), sobre o arquiteto Álvaro Siza e sua relação com o Brasil, exibido em festivais nos EUA, Canadá, Brasil, Suécia e Coreia do Sul.

Continua depois da publicidade

Ele também foi diretor-geral da série “Algo no Espaço”, que aborda artistas e escultores contemporâneos brasileiros.

Rubens Crispim Jr., cineasta

Rubens Crispim Jr., nascido em São Paulo, era formado em Artes Plásticas pela ECA-USP (2002) e atuava como documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Em 2006, venceu o reality show “Projeto 48”, do canal TNT, e lançou o curta-metragem “Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.

Ao longo de sua carreira, Crispim dirigiu e fotografou documentários, séries, fashion-films e filmes de arte. Ele fundou a produtora Poseídos, ativa há quase duas décadas. Trabalhou para canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 01, TV Globo, TV Cultura e a plataforma Cultura em Casa.

Continua depois da publicidade

Entre seus projetos recentes estão o filme “Segue o Baile Bixiga 70”, exibido em festivais como IN-Edit Brasil 2019 e Mimo Festival, disponível no Canal Brasil e em plataformas VOD como NOW e Amazon Prime.

Entre 2019 e 2023, coordenou o departamento de audiovisual da organização Amigos da Arte. Desde 2021, dirigia e fotografava os documentários das exposições da Pinacoteca de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados