A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 23 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Bairro de SP recebe obra inédita de R$ 117 mi contra enchentes

Novo reservatório será construído até maio de 2027 para ampliar capacidade de armazenamento

Lucas Souza

23/09/2025 às 15:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Obras em Moema prometem ampliar a capacidade de armazenamento e controle das águas pluviais

Obras em Moema prometem ampliar a capacidade de armazenamento e controle das águas pluviais | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, receberá um novo reservatório para contenção de cheias. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22/9) pela Prefeitura de São Paulo.

Continua depois da publicidade

As obras já foram iniciadas e prometem ampliar a capacidade de armazenamento e controle das águas pluviais na região, garantindo maior segurança e eficiência no escoamento das chuvas.

Com investimento de R$ 117,3 milhões, o novo reservatório será entregue em maio de 2027. Os moradores de Moema reivindicam um melhor escoamento há anos.

Recentemente, no litoral de São Paulo, obras milionárias contra enchentes foram retomadas após 12 dias paralisadas.

Continua depois da publicidade

Obras

O novo reservatório será formado por um poço e uma grande galeria construídos sob o cruzamento da rua Gaivota com a avenida Ibijaú. A estrutura será totalmente subterrânea, o que permite a recomposição das vias e a retomada do tráfego de veículos ao final das obras.

O poço central terá 18 metros de diâmetro e uma profundidade de 24 metros. Já as galerias terão aproximadamente 9,40 metros de altura e vão se estender por 250 metros sob a rua Gaivota.

Quando concluído, o reservatório irá armazenar até 24 mil m³ de água, volume equivalente a quase dez piscinas olímpicas.

Continua depois da publicidade

Chuvas

O estado de São Paulo sofreu com um temporal na madrugada desta segunda-feira (22/9), e o Corpo de Bombeiros recebeu inúmeras chamadas para quedas de árvores, desabamentos e enchentes.

Na capital paulista, os fortes ventos chegaram a atingir 98,2 km/h no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados