A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 26 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Baleia em decomposição é encontrada em orla no litoral de São Paulo

Área foi isolada pela Guarda Civil Municipal (GCM) para preservar o local até a chegada da equipe do Instituto Gremar

Monise Souza

24/07/2025 às 18:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ocorrência foi registrada durante uma ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

Ocorrência foi registrada durante uma ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) | Divulgação/Instituto Gremar

Uma baleia foi encontrada em avançado estado de decomposição na faixa de areia na Praia do José Menino, entre os canais 1 e 2, em frente ao Posto 2, na orla de Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (24/7).

Continua depois da publicidade

A área foi isolada pela Guarda Civil Municipal (GCM) para preservar o local até a chegada da equipe do Instituto Gremar, uma organização especializada em resgate e manejo de animais marinhos na Baía de Santos.

Segundo as autoridades, a remoção do corpo do animal será realizada apenas após a análise técnica do Instituto, que irá examinar o caso e emitir um laudo sobre a provável causa da morte.

Segundo os especialistas, o animal é possivelmente uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) juvenil, com cerca de 13 metros de comprimento.

Continua depois da publicidade

Mesmo já em óbito, foram coletadas amostras para análises laboratoriais, que serão conduzidas no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá. A investigação busca determinar a causa da morte com maior precisão.

Outro resgate 

Na última semana uma baleia-jubarte foi resgatada pela segunda vez após se enroscar em uma rede de pesca próxima à Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral de São Paulo. O novo incidente ocorreu na manhã de quarta-feira (17/7) e envolveu a mesma baleia já libertada em uma operação anterior, em 30 de junho.

A ocorrência foi registrada durante uma ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estruturado pela Petrobras como medida de condicionante ambiental. Em São Paulo, o projeto é coordenado pela Mineral Engenharia e Meio Ambiente, com atuação do Instituto Gremar.

Continua depois da publicidade

O PMP-BS é uma iniciativa criada para atender ao licenciamento ambiental federal das operações da Petrobras na Bacia de Santos, supervisionada pelo Ibama. O objetivo é monitorar possíveis impactos sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos decorrentes das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás.

O projeto cobre o trecho litorâneo entre Laguna (SC) e Saquarema (RJ), dividido em 15 áreas de monitoramento. O Instituto Gremar é responsável pelo Trecho 9, que abrange a faixa entre os municípios de São Vicente e Bertioga, no litoral paulista.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados