Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Baleia-jubarte juvenil de aproximadamente sete metros foi encontrada encalhada na praia do Costão, em Peruíbe | Gemany Caetano/Arquivo Pessoal
Uma baleia-jubarte juvenil de aproximadamente sete metros foi encontrada encalhada na praia do Costão, em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, na última sexta-feira (5/7).
Continua depois da publicidade
Segundo as equipes envolvidas, o animal chegou a ser devolvido ao mar ainda com vida na sexta-feira, mas foi localizado sem vida no sábado (6/7), em uma praia próxima.
A operação de resgate mobilizou equipes da ONG Biopesca, da Prefeitura de Peruíbe, da Estação Ecológica Juréia-Itatins, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Ambiental e também contou com a ajuda de moradores da região.
A bióloga Gemany Caetano, que acompanhou o resgate, explicou ao Diário do Litoral que se tratava de um exemplar jovem, possivelmente em sua primeira migração.
Continua depois da publicidade
Em situações como essa, a recomendação é não tocar no animal e acionar os órgãos ambientais responsáveis para o atendimento adequado.
A presença de baleias-jubarte na costa brasileira entre os meses de junho e setembro é considerada comum por especialistas. Nessa época, elas migram da Antártida para águas mais quentes, onde realizam o ciclo reprodutivo: acasalam, dão à luz e amamentam seus filhotes.
No mês de maio, três baleias-jubarte foram avistadas em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Todo ano os animais deixam a Antártica com destino ao mar do nordeste, quando cruzam o litoral de São Paulo
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que cerca de 30 mil baleias passem pela costa do Brasil durante este período.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade