Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Biólogos localizaram a rede a cerca de sete metros de profundidade e fizeram os cortes necessários com segurança | Divulgação/Instituto Argonauta
Uma baleia-jubarte foi resgatada pela segunda vez após se enroscar em uma rede de pesca próxima à Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral de São Paulo. O novo incidente ocorreu na manhã de quarta-feira (17/7) e envolveu a mesma baleia já libertada em uma operação anterior, em 30 de junho.
Continua depois da publicidade
O alerta foi feito por volta das 9h40, e em pouco tempo a equipe de resgate do Instituto Argonauta já estava no local. A rede, ancorada por poitas, envolvia a cabeça do animal e limitava seus movimentos, embora ela ainda conseguisse subir à superfície para respirar.
Devido à boa visibilidade da água, os biólogos localizaram a rede a cerca de sete metros de profundidade e fizeram os cortes necessários com segurança, permitindo que a baleia voltasse a nadar livremente.
“Essa ação não é apenas sobre salvar um indivíduo, mas também sobre promover uma convivência mais saudável com o oceano”, afirmou Danilo Camba, biólogo do Instituto Argonauta.
Continua depois da publicidade
A operação seguiu protocolos internacionais de segurança e desenredamento, adaptados ao Brasil por meio de treinamentos do CMA/ICMBio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Portaria Conjunta nº 3/2024, que regulamenta o resgate de grandes cetáceos no país.
As ações de desenredamento são realizadas apenas por equipes treinadas e credenciadas, com suporte logístico em terra e no mar. O Instituto Argonauta, responsável pela operação, é referência em conservação marinha no litoral norte paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade