Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Baleia ficou na superfície do mar por toda a manhã e início da tarde de segunda | Divulgação/Instituto Biopesca
Uma baleia-jubarte adulta foi avistada nas águas do Canto do Forte, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na manhã da última segunda-feira (13/10).
Continua depois da publicidade
O animal, de cerca de 10 metros, foi monitorado por equipes da Guarda Costeira de Praia Grande, da Guarda Civil Municipal (GCM), do Instituto Biopesca e dos Bombeiros Marítimos (GBMar).
A baleia ficou na superfície do mar por toda a manhã e início da tarde. Em alguns momentos, apenas boiava.
“Recebemos muitos contatos da população. Todos surpreendidos pela presença dessa baleia-jubarte em Praia Grande”, disse Carolina Bertozzi, professora da Unesp e pesquisadora do Instituto Biopesca.
Continua depois da publicidade
A pesquisadora explicou que o animal faz esse tipo de movimento quando está em busca de um parceiro para reprodução. Carolina disse que, nesta época do ano, as baleias-jubarte retornam para a Antártica.
A pesquisadora disse que a baleia não estava ferida, mas apresentava manchas pelo corpo. Segundo ela, o que preocupa em casos como este é a possibilidade de o animal estar com algum ferimento ou acabar encalhado.
Carolina minimizou a possibilidade de algum machucado sério, mas disse que as manchas provavelmente são caso de dermatite, doença de pele.
Continua depois da publicidade
“As lesões de pele nos surpreenderam. Vamos seguir com o monitoramento. A baleia também estava magra e pareceu não estar bem de saúde”, avaliou a pesquisadora, preocupada.
No litoral paulista, o avistamento de baleias é até considerado comum. Em julho deste ano, outra baleia-jubarte precisou ser resgatada duas vezes de uma rede de pesca.
Já em junho deste ano, uma baleia-azul foi avistada em Ilhabela, no litoral norte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade