A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 02 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Bebida com metanol: veja como denunciar locais suspeitos em SP

Procon-SP lançou atalho para denúncias de bebidas suspeitas de adulteração

Monise Souza

02/10/2025 às 16:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Investigações ocorrem sobre casos recentes de intoxicação e mortes registradas capital paulista e na Grande São Paulo

Investigações ocorrem sobre casos recentes de intoxicação e mortes registradas capital paulista e na Grande São Paulo | Pablo Jacob/Governo de SP

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) lançou um atalho em seu site para denúncias de bebidas suspeitas de adulteração, em meio às investigações sobre casos recentes de intoxicação e mortes registradas na capital paulista e na Grande São Paulo.

Continua depois da publicidade

Após determinação de notificação imediata pelo Ministério da Saúde, o número de suspeitas de intoxicação por metanol chegou a 43 casos no País, sendo 39 em São Paulo e quatro casos em Pernambuco.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, investiga mais uma morte por suspeita de intoxicação por metanol. No Estado, são pelo menos seis mortes por intoxicação.

As Vigilâncias Sanitárias de São Paulo com a Polícia Civil também interditaram nesta terça-feira (30/9) dois bares na capital paulista e um estabelecimento em São Bernardo do Campo (ABC) após suspeita de comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.

Continua depois da publicidade

Como denunciar

Consumidores que desconfiarem da procedência de bebidas, seja em compras em mercados ou durante o consumo em bares e restaurantes, podem acessar o site do Procon (www.procon.sp.gov.br) e preencher a denúncia. É possível optar pelo anonimato ao registrar a ocorrência.

Além da coleta de denúncias, o Procon-SP também está reforçando orientações para ajudar a população a se proteger de produtos adulterados. Embora somente análises laboratoriais confirmem a falsificação com 100% de certeza, alguns sinais podem servir de alerta.

Dicas para evitar bebidas adulteradas:

  • Compre em locais de confiança: estabelecimentos conhecidos ou com boas referências;
  • Desconfie de preços muito baixos, fora do padrão de mercado, que podem indicar irregularidades;
  • Observe embalagens e rótulos: tampa torta, lacre irregular, rótulo desalinhado, erros ortográficos, ausência de informações como CNPJ e lote são indícios de fraude;
  • Não faça testes caseiros (cheirar, provar, queimar a bebida). Eles não são seguros nem conclusivos.
  • Atenção a sintomas após o consumo: visão turva, náusea, tontura, dor de cabeça intensa ou confusão mental podem indicar intoxicação;
  • Procure atendimento médico imediato se notar qualquer sintoma suspeito;
  • Comunique as autoridades competentes: Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001), Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Procon, entre outros;
  • Exija nota fiscal: ela garante a rastreabilidade do produto e serve de comprovação em eventuais denúncias.

O Procon-SP reforça que a colaboração da população é essencial para identificar e retirar do mercado bebidas adulteradas, protegendo consumidores e evitando novos casos de intoxicação.

Continua depois da publicidade

A iniciativa faz parte da força-tarefa do Governo de São Paulo, que reúne as secretarias da Segurança, Saúde, Fazenda, Justiça e Desenvolvimento Social, além de órgãos parceiros e representantes do varejo, para intensificar o combate à sonegação e à adulteração de bebidas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados