A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 27 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Belém terá lugar especial para convivência de jovens ativistas na COP30

'Cidade das Juventudes' se tornará um ponto de alojamento e convivência de jovens ativistas, segundo o Governo do Pará

Bruno Hoffmann

27/10/2025 às 10:55  atualizado em 27/10/2025 às 14:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Equipe do Núcleo de Oficinas Curro Velho com membros da Secretaria Nacional de Juventudes durante encontro em Belém

Equipe do Núcleo de Oficinas Curro Velho com membros da Secretaria Nacional de Juventudes durante encontro em Belém | Divulgação/GPA

A Fundação Cultural do Pará (FCP) firmou parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) para sediar a “Cidade das Juventudes” durante a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém.

Continua depois da publicidade

O espaço funcionará de 9 a 21 de novembro.

Segundo o Governo do Pará, o local se tornará um ponto de alojamento, convivência e articulação entre jovens ativistas do Brasil e de outros países engajados no debate climático.

Para Celeste Iglesias, diretora do Núcleo de Oficinas Curro Velho, órgão da FCP responsável que firmou a parceria, a iniciativa reforça o papel da FCP na promoção da cultura e da integração social.

Continua depois da publicidade

“Será um momento importante para dar visibilidade ao nosso trabalho e atrair novas parcerias”, destacou.

A SNJ é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República e é responsável pelo financiamento da estrutura, com apoio do Ministério das Mulheres e da equipe campeã de juventude da COP30, responsável por articular a participação de jovens nos debates sobre mudanças climáticas.

“Nós estamos chamando de Cidade das Juventudes no período da COP porque o espaço será um grande ponto de convergência e hospedagem para os jovens. Queremos colocar as juventudes no centro da agenda da ação climática global”, afirmou Guilherme Barbosa, diretor de Programas e Projetos da SNJ.

Continua depois da publicidade

A “Cidade das Juventudes” funcionará como um fórum paralelo à agenda oficial da COP 30, com debates, palestras, plenárias e atividades culturais. Segundo Barbosa, os temas incluem gênero e clima, juventude e clima, e questão racial e clima.

“Vamos priorizar o acolhimento de jovens do Sul Global para o alojamento, que sabemos que enfrentam mais dificuldades do que os jovens do Norte Global”, completou.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados